Jovens discutem cidadania e sustentabilidade em Juiz de Fora
Parlamento Jovem realizou encontro nesta quarta-feira (15) com estudantes de três cidades da Zona da Mata.
15/05/2013 - 18:26 - Atualizado em 15/05/2013 - 18:52Alunos e monitores de cinco escolas de Juiz de Fora e das cidades vizinhas de Matias Barbosa e Santos Dumont, na Zona da Mata, discutiram, nesta quarta-feira (15/5/13), em Juiz de Fora, a importância da participação política e o tema Cidades Sustentáveis, escolhido neste ano como foco do projeto Parlamento Jovem de Minas. Esse projeto de formação política de estudantes é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas.
Os estudantes ouviram, em um primeiro momento, uma palestra sobre cidadania e sustentabilidade ministrada pelo professor de relações internacionais da PUC Minas, Leandro de Alencar Rangel. Em seguida, foi a vez do professor da Escola do Legislativo da ALMG Ludovikus Moreira falar um pouco sobre o projeto para os jovens.
O professor Leandro Rangel iniciou a tarde explicando um pouco sobre os conceitos de sociedade, cidadania e construção dos direitos fundamentais. Ele ainda contextualizou o Estado brasileiro no contexto mundial. “O Brasil é exemplo internacional como um Estado que não conseguiu construir os direitos fundamentais dentro da lógica – tudo foi criado de forma tosca, a cidadania é reativa e a população apenas mostra a sua insatisfação, ao invés de propor melhorias”, destacou.
Para ele, o Parlamento Jovem é uma forma de escutar o que os jovens querem. “A juventude é mais proativa e, por isso, é possível visualizar o quanto ela está indignada com os problemas e quanto ela reflete sobre esses problemas”, afirmou. Portanto, o Parlamento Jovem estimula que os estudantes sejam mais proativos que reativos, na sua avaliação.
Em seguida, foi a vez de Ludovikus Moreira, que explicou um pouco da história e do funcionamento do Parlamento Jovem. “Esse projeto é uma forma do jovem aprender um pouco sobre o funcionamento do Poder Legislativo e da relação entre os poderes, além de ser um valioso exercício de cidadania”.
Para ele, o projeto permite ainda que algumas questões sejam levantadas e os jovens reflitam sobre elas. O papel da mídia na sociedade atual e na construção da cidadania é um delas. “Como funcionam os meios de comunicação nas cidades? Como a mídia pode contribuir para a sociedade? Ela é fundamental para a mobilização da população e para despertar o interesse nos temas da cidade”, exemplificou.
Ele aproveitou para explicar um pouco mais do conceito de política e de como ele se liga ao tema deste ano do Parlamento Jovem. “O objetivo da política é sermos alguém útil na comunidade. Precisamos pensar em uma forma de sermos felizes vivendo na cidade. Daí pensamos o conceito de cidade sustentável".
Cidades sustentáveis – Durante a fala do professor da PUC Minas, os estudantes puderam aprender um pouco mais sobre o tema escolhido neste ano para o Parlamento Jovem. “A cidade é um espaço onde a gente convive intensamente e de múltiplas formas. Por isso, é importante pensarmos em formas de usar o que nos é oferecido, mas garantindo os mesmos direitos para as gerações futuras", afirmou. A partir dessas questões, segundo ele, surgiram os subtemas da edição 2013 do Parlamento Jovem: Uso e conservação da água; Produção e consumo; Gestão territorial.
Ludovikus Moreira observou que atualmente as pessoas são mais consumidoras que cidadãs, e isso pode ser visto na relação com os automóveis. “É impossível todo mundo ter seu carro. Nos Estados Unidos, são 800 carros para cada mil pessoas, no Brasil são 200 para mil. Um quarto da nossa economia gira em torno da indústria automobilistica. Daqui a pouco não vamos mais andar”, destacou.
Visitas técnicas - A programação de visitas técnicas do Parlamento Jovem de Minas 2013 prossegue no mês de maio, em Leopoldina e Espera Feliz (16), Viçosa (17), Uberaba (20), Montes Claros (22) e Visconde do Rio Branco (24). As plenárias em cada uma das 18 cidades participantes do evento acontecem entre 17 de junho e 5 de julho. Nos dias 22 e 23 de agosto, será realizada a etapa final do evento, em Belo Horizonte.