O trecho da rodovia LMG-718 que liga o município de Carlos Chagas ao distrito de Vila Pereira será contemplado pelo programa Caminhos de Minas
A população local ficou satisfeita com a informação divulgada
Os deputados Carlos Pimenta, Ivair Nogueira, Célio Moreira e Gustavo Perrella participaram da reunião
Alba Lima, entre outros gestores públicos, apresentou demandas locais aos parlamentares

DER anuncia pavimentação da LMG-718 no Vale do Mucuri

O grande número de buracos, a falta de asfalto e os atoleiros são problemas constantes para quem transita pela estrada.

15/05/2013 - 17:58

As dificuldades enfrentadas pela população que transita pela LMG-718, que liga o município de Carlos Chagas ao distrito de Vila Pereira, em Nanuque (Vale do Mucuri), terão um fim. O trecho será contemplado pelo programa Caminhos de Minas, e o projeto de engenharia para a pavimentação será licitado em julho. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (15/5/13), em audiência pública promovida em Vila Pereira pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O coordenador regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), José Nelson Sobrinho, explicou que foi publicado nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial do Estado o edital de licitação para elaboração do projeto de engenharia. Após essa etapa, será feito o orçamento para que a obra seja licitada. Segundo José Nelson, a pavimentação, além de facilitar o acesso ao distrito, vai gerar 200 empregos diretos. O coordenador regional informou ainda que, de forma imediata, antes do asfaltamento, os pontos mais críticos da estrada serão recuperados.

Essa notícia foi recebida com satisfação pela população e pela vice-prefeita de Nanuque, Alba Lima, que relatou as dificuldades enfrentadas pela população. Segundo Alba, são constantes os atolamentos e, por isso, muitas vezes, os moradores ficam incomunicáveis. “As pessoas adoecem e não têm como sair daqui. Além disso, há grande dificuldade para o escoamento da produção de leite e carne”, explicou.

O autor do requerimento para a audiência, deputado Célio Moreira (PSDB), questionou que, embora o ato de ir e vir seja um direito do cidadão, essa não é uma facilidade para os moradores do distrito, que enfrentam um desafio diário. “Hoje a realidade é cruel. A comunidade está prejudicada com essa situação. São aproximadamente 34 km de abandono. Agora as pessoas poderão transitar e transportar as mercadorias com mais segurança”, disse.

O deputado lamentou ainda que, segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), apenas 12% da malha rodoviária do País é pavimentada. Além disso, segundo a CNT, mais da metade está em condição regular, ruim ou péssima.

Também se manifestaram sobre a situação precária da estrada os deputados Ivair Nogueira (PMDB) e Carlos Pimenta (PDT). Ivair Nogueira falou sobre a importância da realização da reunião em Vila Pereira para que os parlamentares conheçam melhor a realidade da população. Da mesma forma, o deputado Carlos Pimenta defendeu que a precariedade da estrada faz com que o distrito hoje esteja isolado. “Precisamos valorizar e interligar a região”, pontuou.

Já o deputado Gustavo Perrella (PDT) destacou a importância de que a obra seja realizada o mais breve possível. “Temos que cobrar rapidez para o asfaltamento, pois a situação atual é inadmissível. Com o asfalto, será mais fácil também lutar por outras melhorias para o município ”, defendeu.

Essa rapidez para a realização da obra, na opinião do ex-prefeito de Nanuque, Armando Rodrigues Gomes, é imprescindível para que a região possa oferecer infraestrutura para investimentos. “Temos visto o que tem sido feito na Bahia e no Espírito Santo para que os investimentos sejam realizados em seus municípios. Com a melhoria da movimentação, com certeza, nossa região vai ter um progresso melhor”.

Gestores públicos apresentam outras solicitações

Durante a audiência, outras dificuldades do distrito também foram apresentadas. A vice-prefeita Alba Lima solicitou apoio para a instalação de uma agência dos Correios e do Banco do Brasil. Já o presidente da Câmara Municipal de Nanuque, vereador Rivaldo Monteiro da Silva, questionou a falta de qualidade da água e de tratamento de esgoto. “A água tem um gosto péssimo e a Copasa, embora cobre pelo serviço, não realiza o tratamento do esgoto”, disse.

A falta de estrutura para o trabalho dos policiais em Vila Pereira foi lembrada pelo vereador Edivaldo Alves Teixeira. “Estamos na divisa do Estado, mas não temos viatura e os policiais trabalham sem suporte”, explicou. Essa também foi uma questão apontada pelo morador Oscar Guimarães. “A sequência de assaltos está muito grande”.

Requerimentos - Ao final da audiência, a partir das solicitações dos moradores sobre a má qualidade da água, a falta de sinal de telefonia celular e a precariedade das estradas, os deputados apresentaram quatro pedidos de providências. O primeiro trata do envio ao secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas de um pedido para que seja realizada manutenção emergencial nos trechos críticos da LMG-718.

O segundo visa a cobrar da Copasa melhorias na qualidade da água distribuída no distrito. Os deputados apresentaram também pedidos de providências ao governador e às Secretarias de Estado de Meio Ambiente e de Transporte e Obras Públicas para a revitalização da bacia do Ribeirão das Pedras. Também foi apresentado pedido de providência ao governador para que seja viabilizada a implantação de telefonia celular no distrito.

Também com o objetivo de atender os pedidos da população, os parlamentares apresentaram ainda o envio de ofícios ao governador com solicitação para a recuperação da MG-719 e da BR-418, além da inclusão da estrada que liga Nanuque a Umburatiba no programa Caminhos de Minas.

Foram apresentados ainda o envio de ofício para a instalação de uma agência dos Correios no distrito de Vila Pereira e para a recuperação da pista do aeroporto de Nanuque e a sua inclusão no programa Pró-Aéreo.