Qualidade da telefonia móvel será debatida na ALMG
Setor foi líder de reclamações nos Procons estaduais no ano passado.
10/05/2013 - 12:05A qualidade dos serviços de telefonia móvel em Minas Gerais será tema de audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (13/5/13), a partir das 9h30, no Auditório.
A audiência foi aprovada após requerimento do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) e, segundo o parlamentar, foi motivada pelo aumento do número de linhas em todo o País – em 2000, eram 23 milhões de linhas e, em 2012, o número chegou a 262 milhões. Entretanto, afirma, as empresas não realizaram os investimentos necessários para manter a qualidade do serviço.
Em sua justificativa para solicitar a reunião, Alencar destacou alguns dados que refletem a atual situação do setor. Entre eles, está o da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que mostra que as empresas de telefonia fixa, celular, TV por assinatura e banda larga deveriam investir R$ 380 bilhões nos próximos 10 anos para que a demanda seja atendida. Além disso, ele destacou a pouca quantidade de antenas em comparação ao número de linhas – 3,3 mil linhas por antena, enquanto que nos EUA são mil linhas por antena. Tal situação gera “lentidão no tráfego de dados (redes 3G) e perda de qualidade no sinal de voz”, destacou.
Por fim, o requerimento reforça que o setor da telefonia móvel foi o líder de reclamações nos Procons estaduais no ano passado – 172.119 mil –, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
Convidados – Foram convidados para a audiência pública representantes das operadoras TIM, Claro, Vivo e Oi, além do deputado estadual do Rio Grande do Sul, Hernane Polo, e do promotor de Justiça Marcos Tofani Baer Bahia.