Comissão que apurar condições de trabalho em hospital de BH
Membros da Comissão de Combate ao Crack solicitaram visita ao Complexo de Saúde Mental do Hospital Galba Velloso.
30/04/2013 - 16:43Averiguar as condições de trabalho, bem como o atendimento oferecido pelos profissionais do Complexo de Saúde Mental do Hospital Galba Velloso, em Belo Horizonte, que recebe dependentes químicos encaminhados por ordem judicial. Esse é o objetivo do requerimento de visita, de autoria do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), aprovado na tarde desta terça-feira (30/4/13) pela Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
De acordo com o deputado Adelmo Carneiro Leão, durante audiência pública realizada pela então Comissão Especial, no dia 17 de outubro de 2012, os funcionários do Hospital Galba Velloso relataram a falta de segurança no trabalho ao apresentar levantamento no qual foram registradas 29 agressões entre janeiro e setembro do mesmo ano. Segundo os profissionais de saúde, o número de agressões poderia ser ainda maior, uma vez que a maioria dos casos ocorria durante a noite e, os funcionários, eventualmente, não faziam os registros. Eles denunciaram, ainda, que o hospital estaria superlotado e contando com um número reduzido de pessoal.
Requerimentos - Na reunião foram aprovados, ainda, outros dois requerimentos. De autoria do presidente da comissão, deputado Vanderlei Miranda (PMDB), foi aprovado requerimento para enviar nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado Professor José Elias Murad, no último sábado (27), em Belo Horizonte, ao seu filho José Elias Murad Filho. De acordo com Vanderlei Miranda, o ex-deputado foi um dos mais importantes ativistas mineiros no combate às drogas, e enalteceu o trabalho da Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas (Abraço), fundada pelo professor, em 1985.
Por fim, a comissão aprovou requerimento da deputada Liza Prado (PSB) para que seja encaminhado pedido de providências ao subsecretário de Estado de Políticas Antidrogas. O objetivo é divulgar e ampliar o Programa Aliança pela Vida, que propõe ações conjuntas do Estado, instituições e sociedade civil no combate às drogas.