Timóteo reivindica unidade do Corpo de Bombeiros
Autoridades e cidadãos participaram de reunião da Comissão de Segurança Pública no município nesta sexta-feira (26).
26/04/2013 - 14:29Cerca de 150 pessoas, entre autoridades e cidadãos de Timóteo (Vale do Aço) reivindicaram à Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município. A reunião foi realizada na cidade nesta sexta-feira (26/4/13).
O deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), que pediu a reunião, justificou a necessidade de se criar pelo menos um pelotão dos bombeiros na cidade. Ele afirmou que a região do Vale do Rio Doce é muito grande, destacando que só a população do Vale do Aço e seu Colar Metropolitano é de mais de 800 mil pessoas. Segundo ele, a região tem poucas unidades dos bombeiros: em Governador Valadares (um batalhão), Ipatinga (uma companhia) e Coronel Fabriciano (um pelotão, precisando de muitas melhorias, de acordo com o parlamentar). “Um pelotão em Timóteo está plenamente justificado”, afirmou.
O parlamentar acrescentou que a cidade sedia, juntamente com Marliéria e Dionísio, o Parque Estadual do Rio Doce, com 35.970 hectares, e lembrou que todo ano acontecem incêndios na área. O mais grave, em 2011, provocou a destruição de 67 hectares de mata nativa. Celinho do Sinttrocel ressaltou que atualmente, quem faz o trabalho inicial de combate a incêndios, antes de os bombeiros chegarem, são os brigadistas da empresa Aperan (antiga Arcelor Mittal).
“Não podemos conviver com essa realidade. Então, precisamos unir esforços para sensibilizar o Governo de Minas para esta causa”, reivindicou Celinho. O parlamentar ressaltou ainda que já está em vigor uma lei estadual, oriunda de projeto aprovado na ALMG, de doação de terreno do Estado à prefeitura de Timóteo, para instalação do Corpo de Bombeiros. “Agora falta o governo fazer os investimentos necessários para essa obra”, concluiu.
Taxa de Incêndio - Nessa mesma direção, falou o vereador de Timóteo, Adriano Alvarenga. Ele acrescentou o dado de que o município é um dos 85 do Estado que pagam a Taxa de Incêndio (em 2012, foram arrecadados na cidade R$ 317 mil) e esse fato, por si só, já justificaria o atendimento do pleito. Segundo ele, em 2013 já foram registradas 193 ocorrências envolvendo os bombeiros na cidade, incluindo incêndios na Igreja Quadrangular, em lojas e casas.
O vereador enfatizou ainda que a criação da unidade dos bombeiros em Timóteo beneficiaria também cidades próximas, como Marliéria, Jaguaraçu e Dionísio. Segundo ele, o Corpo de Bombeiros tem 120 unidades em 53 municípios de Minas. E por último, mostrou outra forte justificativa para instalar a unidade local, que seria o atendimento mais rápido a vítimas de acidentes. “Hoje os bombeiros demoram de 40 a 50 minutos para atender, e em muitos casos, pessoas morrem por causa da demora”, lamentou.
Pedido será passado ao comando dos bombeiros
“Será um prazer poder atender melhor a população de Timóteo, que merece ter a unidade instalada”, afirmou o comandante do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, major Silvane Givisier. Ele registrou que somente em 2012, foram 489 atendimentos dos bombeiros na cidade e 189 em 2013, mas que há ainda uma demanda reprimida.
Elogiando a participação maciça na audiência, o major disse ainda que passará com entusiasmo a demanda ao comando da corporação. No entanto, o major lamentou que o Corpo de Bombeiros tem limitações principalmente de pessoal e de estrutura. “São apenas 251 bombeiros para atender 253 municípios na nossa região”.
Santa Maria - O vereador Douglas Wilkys analisou que a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS), mexeu com todo o País. “O município está fazendo sua parte, fiscalizando casas noturnas e outros locais onde se aglomeram muitas pessoas, como igrejas e outros”, afirmou, lembrando que esse trabalho demanda a atuação forte dos bombeiros, responsáveis por fiscalizar os estabelecimentos.
O presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), elogiou a iniciativa de Celinho do Sinttrocel de promover a reunião e disse que vai acompanhar os desdobramentos da audiência.
Parque Estadual - O prefeito de Timóteo, Cleydson Domingues Drumond, disse que a criação de uma sede dos bombeiros local é um sonho da cidade. E concordou com o vereador Adriano Alvarenga quanto à justificativa. “A vida tem que ser considerada em primeiro lugar. Por isso, precisamos dos bombeiros para agilizar o atendimento de urgência e emergência. Se eles demoram a chegar, são vidas que se vão”. Declarou ainda que a criação da unidade propiciará aos bombeiros trabalharem de forma mais efetiva, resolvendo também problemas de incêndio a tempo, o que protegerá o patrimônio natural maior da região, o Parque do Rio Doce.
Requerimentos - Durante a reunião, foram apresentados vários requerimentos dos deputados, cobrando providências a diversas autoridades. Os requerimentos deverão ser aprovados nas próximas reuniões da comissão. Os parlamentares vão enviar ofício ao governador, pedindo que insira na próxima revisão do Plano Plurianual a implantação de um pelotão dos bombeiros em Timóteo; e ao secretário de Estado de Planejamento e Gestão e ao diretor da Agência RMVA, solicitando estudos de viabilidade técnica para instalação da unidade. Os deputados pretendem ainda visitar o governador, para discutir a aplicação dos recursos obtidos com a Taxa de Incêndio.
Pedidos de informação também foram apresentados na reunião. A comissão solicita ao secretário de Estado de Defesa Social dados sobre os efetivos dos Bombeiros no Vale do Aço e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao IEF, a comissão pede informações sobre a quantidade de hectares do Parque do Rio Doce atingidos por incêndios nos últimos dez anos. E ao comandante do Corpo de Bombeiros, os parlamentares requisitam dados sobre incêndios em Timóteo nos últimos dez anos e a relação de ocorrências na cidade.
A comissão vai ainda enviar ofício ao presidente da Aperan, solicitando estudo sobre impactos e riscos de incêndio que a atividade da empresa poderia provocar. Por fim, a comissão vai enviar as notas taquigráficas da reunião a diversas autoridades envolvidas com o assunto.