Comissão cobrará condições de acessibilidade a deficientes
Deputados pretendem verificar transporte e acesso de pessoas com deficiência à Associação Mineira de Reabilitação.
25/04/2013 - 13:46A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) está preocupada com as condições de transporte e acesso dessas pessoas à Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Para verificar essa situação, foram aprovados dois requerimentos da deputada Liza Prado (PSB) para que ofícios sejam enviados a órgãos competentes cobrando providências nesse sentido.
Os deputados querem ser informados pela BHTrans sobre as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência nas linhas de ônibus que as transportam para a AMR, em especial as das linhas 4103 e 4108. A pedido da comissão, a própria AMR também receberá ofício, assim como a Prefeitura de Belo Horizonte e os Conselhos Municipal e Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a fim de verificar a estrutura da associação para receber as pessoas com deficiência e, em caso de necessidade, para que providências sejam tomadas para a construção de uma rampa de acesso na calçada da instituição.
Participação de convidados – A requerimento da deputada Liza Prado, representantes de entidades de pessoas com deficiência puderam se pronunciar durante a reunião. Em nome de todos os presentes, Neirival Pires da Silva, Terezinha Rocha, Sirlene Alves Primo e Tatiana da Silva descreveram as dificuldades que enfrentam cotidianamente no transporte público e denunciaram a presença de selos identificadores de veículos adaptados em ônibus que não possuem estrutura para atendê-los.
Os deputados Cabo Júlio (PMDB) e Glaycon Franco (PRTB) concordaram com as reivindicações apresentadas pelos convidados e sugeriram a eles um encontro com a assessoria técnica da comissão para que recebam orientações relativas à apresentação de suas demandas.