Bacias dos rios das Velhas e Paraopeba são tema de reunião

Trabalhos da Comissão das Águas começam nesta quarta (24) com bacias da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

19/04/2013 - 11:52

A Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) dá continuidade ao seu trabalho e recebe, nesta quarta-feira (24/4/13), representantes dos comitês de bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. É a primeira audiência pública realizada pela comissão, que tem a missão de mapear as principais questões relativas a recursos hídricos do Estado. A reunião será no teatro da ALMG às 9h30. O requerimento foi dos deputados Almir Paraca (PT), Pompilio Canavez (PT), Tiago Ulisses (PV) e André Quintão (PT).

A escolha das bacias da Região Metropolitana de Belo Horizonte para iniciar os debates foi, segundo Almir Paraca, estratégica. “Os comitês dos rios das Velhas e Paraopeba são historicamente mais organizados, já caminham há mais tempo e já se estruturaram melhor. Poderão nos instruir e ajudar a perceber a realidade dos outros comitês”, disse. Ele lembrou, ainda, que as duas bacias são essenciais para que se cumpra o Programa Nacional de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, já que fazem parte dela. “Revitalizar o rio São Francisco passa necessariamente pela revitalização do rio das Velhas e pela retirada do seu grande volume de carga poluente. E, apesar disso, o grande público não tem noção desse pertencimento à tão falada bacia do São Francisco”, afirmou o parlamentar.

A metodologia de trabalho escolhido pelos deputados implica na realização de reuniões com comitês de bacias divididas por regiões do Estado para facilitar os debates. “Queremos colher informações sobre todas as bacias, conhecer suas especificidades e o estágio da organização de seus comitês”, explicou o deputado Almir Paraca (PT), presidente da comissão e um dos autores do requerimento. A princípio foram planejadas 12 reuniões regionalizadas, mas o parlamentar acredita que esse número vai aumentar, uma vez que alguns pedidos para desmembrar as reuniões em certas áreas já foram feitos.

Convidados – Foram convidados para participar da reunião as comissões da ALMG de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Minas e Energia. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Marília Carvalho de Melo; e o coordenador-geral do Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande, Hideraldo Buch também foram chamados. A presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, Renata Maria de Araújo; e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paraopeba, Rogério de Oliveira Sepúlveda também foram convidados, além de dos presidentes de todos os comitês de bacias do Estado, que foram chamados para todas as reuniões.