Situação de fiscais agropecuários é tema de debate na ALMG

Comissão quer promover entendimento entre o IMA e a categoria, em audiência pública nesta quarta-feira (24).

19/04/2013 - 10:45

Os deputados da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) querem debater a situação da fiscalização agropecuária no Estado e as reivindicações dos fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Para isso, realiza, a requerimento do presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), audiência pública nesta quarta-feira (24/4/13), às 15 horas, no Auditório.

Segundo o parlamentar, existe um desequilíbrio no cumprimento da fiscalização agropecuária nas diferentes regiões do Estado. Ele explica que, enquanto falta controle em determinadas localidades, há rigor excessivo em outras. “Queremos debater com o IMA esta situação. É preciso que todo o Estado seja observado e que, onde a cobrança é excessiva, sejam criadas políticas educativas que auxiliem os produtores a se adequarem”, disse.

Outra motivação da audiência, ainda de acordo com Antônio Carlos Arantes, é discutir as reivindicações do fiscais, que reclamam de falta de pessoal e da necessidade de reajuste salarial. “Pretendemos, também, sensibilizar o IMA para os problemas da categoria”, completou.

Convidados – Foram chamados para participar do debate a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Maria Paes de Vilhena; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento; o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto; os presidentes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais, Nivaldo da Silva; do Crea-MG, Jobson Nogueira de Andrade; do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, Wilson Roberto de Sá; da União Nacional dos Fiscais Agropecuários, Francisco Saraiva da Silva Junior; da Associação dos Fiscais Agropecuários de Minas Gerais, Moisa Medeiros Lasmar; da Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais, Gabriel Moreira Junqueira; e da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos, Emílio Elias Mouchrek Filho.