Tratamento a internados compulsórios é tema de audiência
Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas debaterá a estrutura adequada à internação compulsória.
19/04/2013 - 15:37A Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas realiza, nesta quarta-feira (24/4/13), audiência pública às 10 horas, no Plenarinho I, com o objetivo de debater o tratamento aos usuários de drogas internados compulsoriamente e o número de vagas para atendimento oferecido no Estado. O autor do requerimento é o deputado Vanderlei Miranda (PMDB).
Segundo o parlamentar, a razão principal da reunião é discutir a estrutura de atendimento em Minas Gerais para receber os dependentes químicos para a internação compulsória. “Em meu gabinete, recebi a denúncia de uma mãe cujo filho dependente foi internado compulsoriamente no Galba Veloso, que é um hospital psiquiátrico. Não há estrutura para atendimento compulsório num hospital psiquiátrico. Saúde mental e dependência química são duas questões totalmente diferentes. Queremos apurar isso e cobrar do governo que trabalhe para melhorar imediatamente a estrutura própria para dependentes químicos”, ressaltou o parlamentar.
O deputado destacou também o despreparo das comunidades terapêuticas para a internação compulsória: “As comunidades trabalham de uma forma diferente. Quem fica lá internado tem liberdade de ir e vir. É preciso querer se curar. Então não adianta usar essa estrutura para os internados compulsoriamente. Não vai funcionar”.
Participantes – Foram convidados para a audiência pública o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o subsecretário de Políticas Sobre Drogas da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Cloves Eduardo Benevides; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do Ministério Público Estadual, Gilmar de Assis; o presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas, Aloísio Andrade; a coordenadora estadual de Saúde Mental de Minas Gerais, Tânit Jorge Sarsur; a presidente da Federação Nacional das Comunidades Terapêuticas Católicas e Instituições Afins, Ana Martins Godoy Pimenta; o presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil, Wellington Antonio Vieira; e o presidente da Associação Mineira de Comunidades Terapêuticas e Instituições Afins, Marcos Antônio dos Santos.