Ilustracao

Monitores do Parlamento Jovem 2013 participam de oficinas

O objetivo da Oficina de Redação, oferecida a distância, é desenvolver a habilidade de elaborar textos propositivos.

15/04/2013 - 13:41

A Oficina de Redação será oferecida aos monitores do Parlamento Jovem de Minas 2013, a partir desta segunda-feira (15/4/13) até o dia 5 de maio, com o objetivo de desenvolver a habilidade de elaborar textos propositivos e preparar os monitores da etapa municipal do projeto. As aulas e atividades são disponibilizadas na plataforma de ensino-aprendizagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Alunos que ainda não participaram de cursos a distância, terão que se cadastrar na plataforma, para, em seguida, ter acesso à oficina.

As características do texto oficial e aspectos a serem observados e evitados na elaboração de propostas são tópicos das aulas, que incluem, ainda, atividades práticas. Organizada em três módulos, a oficina foi elaborada por Maria Lina Soares Souza e será acompanhada por Marcele Carvalho Diniz, ambas servidoras da ALMG.

O projeto - Em suas seis primeiras edições, o Parlamento Jovem de Minas mobilizou, apenas em Belo Horizonte, 800 estudantes de 42 escolas. A partir de 2010, o projeto firmou parcerias com diversas câmaras municipais, mobilizando escolas, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil de todo o Estado.

As propostas desenvolvidas pelos jovens, após terem sido apresentadas na ALMG, podem se transformar em projetos de lei ou mesmo em políticas públicas. Desde o início do projeto, mais de 150 proposições foram encaminhas para apreciação da Assembleia.

Cidades participantes - Em 2013, fazem parte do projeto Parlamento Jovem as cidades de Belo Horizonte, Carandaí, Caratinga, Capelinha, Espera Feliz, Iturama, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba, Viçosa e Visconde do Rio Branco.