Projeto Música nas Escolas volta a ser debatido
Comissão de Cultura realiza audiência pública sobre o assunto nesta quarta-feira (17).
12/04/2013 - 16:54Retomar os debates sobre a implantação da Lei Federal 11.769, de 2008, que determina o ensino de música nas escolas brasileiras, a fim de fazer um balanço das ações já implementadas no Estado. Esse é um dos propósitos da audiência pública que a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quarta-feira (17/4/13), às 10h30, no Plenarinho III.
Segundo a assessoria do deputado Elismar Prado (PT), presidente da comissão e autor do requerimento para a audiência, a atividade visa também a avaliar os resultados das ações já concretizadas, em 2011 e 2012, em prol da efetivação do Projeto Música nas Escolas em Minas, de forma generalizada. O parlamentar salienta que a música é uma disciplina que complementa a formação e é também um fator de inclusão social e cultural.
Histórico - Entre 2011 e 2012, a Comissão de Cultura realizou uma série de audiências, em diversas localidades do Estado, exatamente para debater a importância da música nas escolas. A audiência desta quarta (17) pretende rever a efetividade do trabalho, uma vez que, na visão da comissão, os avanços constatados ainda são muito modestos, e há necessidade de avançar mais, a fim de que a ideia seja incorporada ao projeto educacional de Minas Gerais.
Para enriquecer o debate, foram convidados membros de entidades públicas, músicos, produtores culturais e representantes de prefeituras que já implantaram a música como disciplina efetiva nas escolas. Entre os convidados, há um músico - Roberto Bittar - cujo projeto já foi implantado em alguns municípios e estaria garantindo rápida e efetiva formação musical a estudantes da educação básica. Ele vai exibir um filme que mostra um pouco do trabalho nas escolas que já o adotam.
Convidados - Foram convidados as secretárias de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; e de Educação, Ana Lúcia Gazzola; a secretária municipal de Educação de Lagoa Santa, Daniela Alves; a secretária Municipal de Educação de Coronel Fabriciano, Maria Glória Ferreira Giudice; o pesquisador, músico e desenvolvedor do Projeto Tomplay, Roberto Bittar; os cantores da dupla sertaneja Dom & Juan, Roberval Cardoso Silva e Rogério Vitor Cardoso; o músico e rapper Flávio Renegado; e o presidente do Grupo Mozart, Ricardo Penido.