Comissão que avalia novo ouvidor-geral elege presidente
O nome indicado para a Ouvidoria Geral é o do advogado e professor Fábio Caldeira Castro Silva.
10/04/2013 - 10:08 - Atualizado em 10/04/2013 - 12:08Os deputados Cabo Júlio (PMDB) e Luiz Henrique (PSDB) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da comissão especial que vai analisar a indicação do nome de Fábio Caldeira Castro Silva para ouvidor-geral do Estado. A reunião, que definiu ainda o nome do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) como relator, foi realizada na manhã desta quarta-feira (10/4/13), no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O designado para ocupar o cargo de ouvidor-geral do Estado passará, ainda, por sabatina da comissão. Depois de aprovado o parecer contrário ou favorável à sua indicação, a matéria será encaminhada para apreciação em Plenário.
Currículo – Advogado e professor, Fábio Caldeira Castro Silva é formado em Direito pela a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Direito Público pela UFMG e mestre em Ciências Políticas em curso organizado pela Universidade Francisco de Vitória, em parceria com a Universidade Rei Juan Carlos e o Colégio de Advogados de Madri, na Espanha.
É ainda especialista em Políticas Públicas para o Desenvolvimentoe Câmbio Organizacional para uma Gestão Efetiva, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Washington (EUA); e em Gestão para Resultados pelo Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG).
O indicado já foi presidente do Instituto Cultural Sérgio Magnani. Entre 1997 e 2000, exerceu o cargo de diretor-geral da Câmara Municipal de BH; e de 2001 e 2003, atuou como assessor técnico na ALMG. Foi também secretário Municipal de Administração Regional Oeste da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e diretor de Planejamento da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012, exerceu mandato de vereador de Belo Horizonte.