Parlamento Jovem de Minas vai às cidades parceiras
Triângulo Mineiro recebe a primeira visita técnica do projeto, nesta segunda (8). O encontro acontecerá em 18 cidades.
05/04/2013 - 14:40A primeira visita técnica do projeto Parlamento Jovem de Minas, em sua edição de 2013, será realizada nesta segunda-feira (8/4/13) em Iturama, no Triângulo Mineiro. Durante o encontro, os estudantes do ensino médio e os monitores que atuam no projeto participarão de uma oficina de integração e de uma palestra sobre Sustentabilidade e Participação Política. Os monitores deverão ainda participar de encontros técnicos para tirar dúvidas e esclarecer questões sobre a dinâmica do projeto com os representantes da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gereais (ALMG), e do Instituto de Ciências Sociais da PUC Minas.
A capacitação dos monitores, que já se iniciou por meio do ensino à distância, será realizada até o dia 3 de maio, e as visitas aos outros 17 municípios parceiros estão previstas para ocorrerem até 27 do mesmo mês. Concomitantemente à capacitação, já estão sendo realizados os encontros periódicos com os estudantes para a discussão de proposições relacionadas ao tema desta edição: Cidades Sustentáveis - Desafios para as Novas Gerações. Essas oficinas são realizadas nas próprias escolas ou nas câmaras municipais, onde são realizadas as sessões finais desta etapa.
Após as discussões nos municípios, seis jovens são escolhidos para representar a cidade na etapa estadual. Nesta fase, as propostas aprovadas nas câmaras e já consolidadas em um único documento são apreciadas e votadas, compondo o documento final do Parlamento Jovem de Minas 2013. Esse documento é enviado à Comissão de Participação Popular para que seja dado o encaminhamento necessário. A etapa estadual acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto, no Plenário da ALMG.
O projeto – O projeto Parlamento Jovem de Minas, criado em 2004 por meio de uma parceria entre a ALMG e a PUC Minas, tem como principal objetivo a formação política de estudantes dos ensinos médio e superior. Em suas seis primeiras edições, a ação mobilizou, apenas em Belo Horizonte, 800 estudantes de 42 escolas.
A partir de 2010, o projeto firmou parcerias com diversas câmaras municipais. Nessas cidades, são mobilizadas escolas de ensino médio e superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil com o objetivo de desenvolver uma rede de educação legislativa em Minas Gerais.
As propostas desenvolvidas pelos jovens, após terem sido apresentadas na ALMG, podem se transformar em projetos de lei ou mesmo em políticas públicas. Desde o início do projeto, mais de 150 proposições foram encaminhas para apreciação da Assembleia.
Facebook estimula participação dos jovens
Atualmente, o Parlamento Jovem de Minas possui uma fan page no Facebook em que são postados comentários e informações sobre o andamento das ações.
Nessa página, desde o início de abril, também está em andamento a campanha Você Participou do Parlamento Jovem? Conta Pra Gente!, em que os jovens que atuaram em edições anteriores são estimulados a compartilhar suas impressões e opiniões sobre o projeto. Um desses depoimentos é o do estudante de Ouro Preto, Ailton Santana. Em sua mensagem, ele destacou os desafios pessoais que enfrentou durante o processo e a importância do mesmo para o seu crescimento.
“Olá pessoal, meu nome é Ailton Santana e fui participante do Parlamento Jovem nas edições de 2010 e 2011. Sou natural de BH, aos 6 anos de idade vim para Antônio Pereira, Ouro Preto, onde permaneço até hoje. No 2° ano do ensino médio recebemos o convite para participar da edição municipal, onde fui um dos escolhidos para ir para a edição estadual, em 2010 e 2011. Na minha primeira edição fiquei muito tímido, quase não participei, coisa de que me arrependo muito, mas na edição de 2011 fui presente desde o princípio ao fim. Peço a todos que participem, pois é uma ótima oportunidade de crescimento crítico e político e um bom direcionamento para sua vida acadêmica. Hoje trabalho e estudo, impossibilitando assim minha participação efetiva, porém é um objetivo meu, assim que chegar ao 5° período do curso de Direito, ser mais participante. A todos os participantes dou-lhes parabéns, sigam em frente e não desistam!"
Cidades participantes – Em 2013, fazem parte do projeto Parlamento Jovem as cidades de Belo Horizonte, Carandaí, Caratinga, Capelinha, Espera Feliz, Iturama, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba, Viçosa e Visconde do Rio Branco.