Trote com alusão ao nazismo na UFMG será tema de audiência

Deputados querem cobrar apuração rigorosa do episódio e encontrar formas de evitar novos eventos semelhantes.

05/04/2013 - 12:52

Um polêmico trote aplicado por alunos veteranos da Faculdade de Direito da UFMG será tema de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Deputados vão discutir, nesta segunda-feira (8/4/13), às 14 horas, no Auditório, o episódio ocorrido no dia 15 de março, quando alguns calouros teriam sido submetidos a situações humilhantes e recheadas de preconceito racial e apologia ao nazismo. Os autores do requerimento são os deputados Durval Ângelo (PT), Rômulo Viegas (PSDB), Sebastião Costa (PPS) e Duarte Bechir (PSD).

De acordo com informações do gabinete de Durval ângelo, além de discutir formas para evitar a prática, os deputados querem saber como anda a apuração do episódio e cobrar a punição dos responsáveis. Em fotos postadas nas redes sociais, calouros são vistos em situações constrangedoras: uma estudante aparece com o corpo pintado com tinta preta, acorrentada e puxada por um veterano, enquanto outro aparece amarrado a uma pilastra enquanto outros três estudantes fazem uma saudação nazista. Um deles pintou um bigode semelhante ao do ditador alemão Adolf Hitler.

Três dias após o ocorrido, a Reitoria da UFMG divulgou nota de repúdio ao suposto trote, garantindo que iria tomar as devidas providências, inclusive com a punição dos envolvidos. O Diretório Central dos Estudantes da UFMG também publicou uma nota condenando o ato e classificando como “inadmissível” e que “fere a história do povo brasileiro”.

Convidados – O reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, é um dos convidados para a reunião. Além dele, foram chamados a diretora da Faculdade de Direito, Amanda Flávio de Oliveira; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG, William dos Santos; o presidente da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais, Marcos Brafman; o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes da UFMG, Jorge Afonso Maia Mairink; o presidente, o vice-presidente e o secretário-geral do Centro Acadêmico Afonso Pena da Faculdade de Direito da UFMG, Felipe Galo da França, Leonardo Custódio da Silva Júnior e João Pedro Galvão, respectivamente; e a integrante do Comitê Estadual da Marcha Mundial de Mulheres, Larissa Shayanna Ferreira Costa.