A solenidade foi realizada no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa

Presidente da ALMG cobra cooperação entre União e municípios

Deputado Dinis Pinheiro participou da posse da 32ª Diretoria da Granbel, na Cidade Administrativa.

05/04/2013 - 17:44

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), afirmou que a União precisa ser mais solidária com Estados e municípios, em entrevista concedida depois da posse da diretoria da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), nesta sexta-feira (5/4/13). A solenidade, realizada no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, foi presidida pelo governador Antonio Augusto Anastasia e contou ainda com as presenças dos deputados estaduais Rômulo Veneroso (PV) e Mário Henrique Caixa (PCdoB).

A parceria entre a Granbel e a ALMG na discussão dos problemas metropolitanos e federativos foi lembrada tanto pelo ex-prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, quanto pelo prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa. Ambos são, respectivamente, ex-presidente e atual dirigente da Granbel.

Em seu discurso de posse, Carlaile Pedrosa afirmou que algumas de suas principais metas serão a duplicação da BR-381, a revitalização do anel rodoviário, a unificação do sistema de saúde na região metropolitana e a ampliação das linhas de metrô. "Caso o metrô não saia, podemos também buscar o monotrilho ou o BRT, que está sendo concluído em Belo Horizonte", ressalvou.

Dinis Pinheiro ressaltou que a região metropolitana apresenta prioridades diversas, que só podem ser resolvidas por meio da cooperação. "A gente já consegue identificar essa cooperação entre Estados e municípios, mas ela não ocorre em relação à União. Precisamos caminhar a passos largos para refazer esse modelo institucional", declarou o presidente.

O governador Antonio Anastasia, por sua vez, disse que a questão metropolitana foi esquecida por muito tempo no Brasil, apesar de sua importância para a vida de milhões de pessoas. "A Região Metropolitana de São Paulo abriga 50% da população daquele Estado. No Rio de Janeiro, são dois terços da população do Estado. Aqui em Minas, 25% da população reside na Região Metropolitana de Belo Horizonte", afirmou o governador.