ALMG e parceiros avaliam ações do Assine + Saúde
Reunião tem também o objetivo de apresentar as próximas atividades e avaliar estratégias para aumentar assinaturas.
08/04/2013 - 11:33A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá promover, nesta terça-feira (9/4/13), às 10 horas, reunião no Salão Nobre, com o objetivo de avaliar as ações realizadas pelo movimento Assine + Saúde. O presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), irá participar da reunião, que contará também com a presença dos parceiros do projeto.
Durante a reunião, serão apresentadas as ações programadas pela Assembleia para o primeiro semestre de 2013 e serão discutidas as práticas mais efetivas para a coleta de assinaturas. Até o dia 25 de fevereiro, já foram registradas cerca de 320 mil assinaturas. Para que o projeto possa ser apresentado no Congresso Nacional, são necessárias 1,5 milhão de adesões em pelo menos cinco Estados. Cada Estado deve contribuir com, no mínimo, 43 mil assinaturas.
A campanha Assine + Saúde foi lançada, em 2012, pela ALMG com o objetivo de colher assinaturas e mobilizar a população para encaminhar ao Congresso Nacional projeto de lei de iniciativa popular que determinará o repasse de no mínimo 10% da receita corrente bruta da União para a saúde.
Todo cidadão pode contribuir com a coleta de assinaturas por meio de um formulário padrão disponível no site da Assembleia. Para preenchê-lo, é necessário informar nome completo, endereço e título de eleitor. Quem não souber o número do título de eleitor, pode informar a data de nascimento e o nome completo da mãe. Após preenchimento, o formulário deve ser enviado para a Assembleia (Rua Rodrigues Caldas, 30; CEP: 30.190-921 – Belo Horizonte/MG).
Parceiros - Foram convidados para a reunião os secretários de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; e municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira; além do Secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira. Os presidentes do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Ângela de Assis Maia Moura; do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza; da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Dr. Nilton, o coordenador Nacional do Movimento Saúde +10, Ronald Ferreira dos Santos; e o superintendente-Geral da Associação Mineira de Municípios, Gustavo Persichini, também foram convidados.
Foram convidados ainda os presidentes da Associação Mineira de Municípios, Ângelo José Roncalli de Freitas; do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde, Mauro Guimarães Junqueira; da Associação Médica Brasileira, Florentino de Araújo Cardoso Filho; do Conselho Regional de Medicina, João Batista Gomes Soares; da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira; e da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Minas Gerais, Rogério Fernandes.
Representantes de instituições como Fiemg, OAB, Fecomércio, CDL, Federassantas, Hospital da Baleia, Grupo Santa Casa, Instituto Mário Penna e prefeitos de Poços de Caldas, Conselheiro Lafaiete, Araxá, Itaúna, Governador Valadares, Uberlândia, Juiz de Fora, Uberaba, Montes Claros, Patos de Minas e Virginópolis também foram convidados.