ALMG se ilumina de azul para conscientizar sobre autismo
A cor foi escolhida porque a síndrome atinge mais meninos do que meninas.
02/04/2013 - 19:15A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) participa, nesta terça-feira (2/4/13), das comemorações do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, com a iluminação em azul do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, área ao lado do Hall das Bandeiras, no Palácio da Inconfidência. A ação é uma parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e se estenderá até as 8 horas de quarta-feira (3).
“Esse é um gesto simples, mas de extrema importância para o fortalecimento da conscientização internacional do dia do autismo”, afirmou o deputado Doutor Wilson Batista (PSD), autor do requerimento para a participação da ALMG na comemoração.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no fim de 2007, visando a esclarecer, informar e chamar a atenção da sociedade para a causa do autismo. Desde então, anualmente o mundo todo se ilumina de azul pelo causa.
O autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de autistas. Em crianças, a síndrome é mais comum do que doenças como câncer, diabetes e Aids, por exemplo.
De acordo com a coordenadora especial de Apoio e Assistência a Pessoal com Deficiência da Sedese, Ana Lúcia de Oliveira, além da ALMG, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) e a Prefeitura de Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) aderiram à campanha no Estado neste ano. Em 2012 fizeram parte da campanha na Capital a OAB-MG e a Câmara Municipal.