Os deputados Antônio Carlos Arantes e Inácio Franco, da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustria, apresentaram as demandas ao ministro Antônio Andrade

Parlamentares têm reunião com ministro da Agricultura

Integrantes da Comissão de Política Agropecuária apresentaram as dificuldades dos produtores de queijo, café e leite.

27/03/2013 - 15:03

As dificuldades enfrentadas pelos produtores mineiros de queijo, café e leite foram apresentadas ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, na noite desta terça-feira (27/3/13), em Brasília. As demandas foram expostas pelos deputados Antônio Carlos Arantes (PSC) e Inácio Franco (PV), que compõem a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Um dos temas apresentados pelos parlamentares foi a necessidade de alteração da Instrução Normativa 57, de 2011, do Ministério, que estabelece critérios para elaboração de queijos artesanais. A revisão, segundo o deputado Antônio Carlos Arantes, é fundamental para viabilizar a comercialização de queijos artesanais de leite cru com menos de 60 dias de maturação em outros Estados.

Outro ponto debatido durante a reunião é a dificuldade enfrentada pelos pequenos e médios produtores de leite devido ao alto custo da produção. Segundo o parlamentar, os produtores enfrentam diversos aumentos, como o do custo da mão-de-obra e do combustível, além da concorrência com as importações do Uruguai. “Estamos cobrando uma ação forte do governo para proteger o produtor”, disse.

A mudança do preço mínimo da saca de café, de R$ 270 para R$ 340, e o aumento do número de parcelas para o pagamento da dívida dos produtores também foram temas da reunião. “Hoje os produtores de café estão com uma dívida que deve ser paga em apenas uma parcela no mês abril. Solicitamos que ela seja parcelada em 12 vezes”, explicou o parlamentar.