Presidente participa de lançamento de programa pedagógico
Iniciativa da Secretaria de Estado de Educação visa a orientar escolas e professores para garantir qualidade de ensino.
26/03/2013 - 13:38O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participou nesta terça-feira (26/3/13) do lançamento do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para 129 municípios da Região Central do Estado que aderiram à iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação. O evento contou com a presença de educadores e representantes das oito Superintendências Regionais de Ensino que compõem o polo central do Estado, antedendo às cidades de Belo Horizonte e sua Região Metropolitana, além de Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Ouro Preto, Sete Lagoas e Pará de Minas.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Educação, as equipes municipais do Programa de Intervenção Pedagógica nessa região vão atuar em 1.258 escolas e beneficiar 277 mil estudantes, trabalhando com os anos iniciais do ensino fundamental, do 1° ao 5° ano. Ao lembrar o fato de Minas Gerais ocupar, entre as redes estaduais de ensino do País, o primeiro lugar nos anos iniciais, com avaliação 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o presidente Dinis Pinheiro considerou que nesse momento o que se vê é uma arrancada para que todos os municípios do Estado alcancem uma educação de qualidade. Em entrevista à imprensa, ele disse que a educação é tratada em Minas como uma "prioridade absoluta".
Em seu discurso, Dinis Pinheiro ainda lembrou da luta do Parlamento Mineiro no enfrentamento ao crack, que, segundo ele, é um grande malefício na sociedade contemporânea. Sobre isso, ele reforçou que a ALMG vai realizar, ainda neste semestre, a segunda Marcha Contra o Crack.
A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, considerou que, apesar de Minas Gerais ter ocupado o primeiro lugar no Ideb, entre os Estados brasileiros, o governo quer e pode chegar a índices maiores. Além disso, ela destacou a relação de parceria entre o Estado e as prefeituras, classificando-a como uma condição para o sucesso da iniciativa do PIP. O vice-governador, Alberto Pinto Coelho, também reforçou a importância dessa parceria, que, segundo ele, dará mais oportunidade para se alcançar um ensino de maior qualidade no Estado.
Programa está sendo expandido para todo o Estado
Durante o evento desta terça, os educadores da Região Central serão capacitados para atuar pelo PIP municipal. Serão oferecidos às prefeituras apoio pedagógico e treinamentos para as equipes que atuarão nas escolas.
O Programa de Intervenção Pedagógica, que neste mês está sendo expandido para as redes municipais de todo o Estado, já conta com a participação de 846 cidades que assinaram convênios para transferir a metodologia do PIP para suas redes de ensino. Três municípios mineiros não contam com anos iniciais nas redes municipais, não podendo, por isso, aderir ao programa. Além disso, as prefeituras de Ubá, Poços de Caldas, Guaxupé e Presidente Bernardes ainda estão em fase de negociação para aderir à iniciativa. As capacitações dos educadores em todo o Estado começaram no dia 18 de março e já aconteceram nas Regiões Norte, Sul, Tiângulo, Zona da Mata e Vale do Rio Doce. A previsão da Secretaria de Estado de Educação é de que o PIP beneficie mais de 850 mil alunos, atingindo mais de 6,7 mil escolas municipais em todo o Estado.
O programa - Criado em 2007, o PIP realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas estaduais para orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção, apoiar professores e alunos, com o intuito de garantir a qualidade do ensino. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, o programa é considerado como um dos principais instrumentos que contribuíram para que a rede estadual de ensino mineira se consolidasse como a melhor na etapa inicial de educação básica, alcançando índice 6 no Ideb. Desde que foi criado, o PIP atuou de forma intensa nos anos inicias do ensino fundamental das escolas estaduais. Em 2012, o programa foi ampliado também para os anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° anos).