O secretário de Estado Tiago Lacerda recebeu os deputados da Comissão Extraordinária da Copa do Mundo da ALMG nesta quarta
Os deputados Tenente Lúcio, Bonifácio Mourão e Fábio Cherem apresentaram ao secretário de Estado a agenda inicial da comissão

Apenas quatro cidades mineiras podem ser subsedes da Copa

Segundo secretário, só BH, Uberlândia, Juiz de Fora e Ipatinga atendem aos critérios da Fifa.

20/03/2013 - 20:52

As cidades aptas a serem subsedes da Copa do Mundo de 2014 em Minas Gerais são apenas quatro, e não oito. A informação é do secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda. Nesta quarta-feira (20/3/13), ele recebeu os deputados da Comissão Extraordinária da Copa do Mundo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e esclareceu que apenas Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Ipatinga atendem aos critérios da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para abrigarem centros de treinamento de seleções.

Os deputados fizeram questionamentos sobre a redução do número de municípios mineiros que poderiam ser subsedes da Copa 2014. Primeiramente havia 19 cidades cotadas, mas tal número teria caído para oito municípios, informou o deputado Tenente Lúcio (PDT), que indagou a veracidade dessa informação. Tiago Lacerda explicou que, na verdade, o número diminuiu para quatro municípios, mas não por deliberação da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), e sim da Fifa.

O secretário, entretanto, alertou que ainda há prazo para que outras cidades sejam inseridas entre as subsedes. Embora reconheça haver preferência por capitais, ele acredita que somente após o sorteio da Fifa para a 1ª fase do mundial, a ser feito em dezembro, será possível ter uma melhor dimensão sobre as chances de outros municípios mineiros. Isso porque, com a definição dos estádios em que as seleções vão jogar, ficará mais fácil direcionar as delegações para subsedes mais próximas, mesmo que não estejam localizadas em capitais.

Obras em BH - O deputado Fábio Cherem (PSD) quis saber sobre o cumprimento dos cronogramas das obras para as Copas das Confederações e do Mundo. De acordo com Tiago Lacerda, em Minas Gerais as obras estão bastante adiantadas, e o Estado tem sido citado como referência nesse quesito. Estariam faltando obras de mobilidade, sob responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Seriam, ao todo, oito projetos, entre os quais as conclusões dos corredores de ônibus de transporte rápido (BRT) nas Avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos. A programação da PBH também estaria dentro dos prazos previstos, e a expectativa é de que o BRT entre em operação seis meses antes dos jogos da Copa do Mundo.

A maior preocupação no momento é com as obras do Aeroporto Internacional de Confins. Mas a Infraero teria garantido que, embora não conclua tudo a tempo da Copa das Confederações, o aeroporto estará pronto para o mundial de 2014. Tiago Lacerda ainda explicou que existe uma estrutura temporária, a ser montada no Mineirão, para atender à Copa do Mundo, e tudo o que compreende esse trabalho também estaria adiantado.

Secretário reforça parceria com a ALMG

O secretário Tiago Lacerda assumiu o compromisso de comparecer à reunião que a Comissão Extraordinária da Copa do Mundo e a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude realizarão conjuntamente em Uberlândia (Triângulo), em abril. Ao receber do presidente da Comissão da Copa, deputado Tenente Lúcio, o convite para participar da reunião, ele também demonstrou interesse em visitar hotéis, aeroporto, clube e campo de treinamento, a fim de analisar se a infraestrutura local está apta a atender às exigências da Fifa. Sobre as demais visitas que constam na agenda da comissão, a outras cidades interessadas em serem subsedes da Copa, o secretário ressaltou achar pertinente a participação da Secopa. Ele garantiu que, quando não puder comparecer, enviará um representante.

Durante a visita, os parlamentares Tenente Lúcio, Bonifácio Mourão (PSDB) e Fábio Cherem apresentaram ao secretário a agenda inicial da comissão. Bonifácio Mourão elogiou a postura do secretário em relação aos convites da comissão. Já Tenente Lúcio disse esperar que a comissão possa contar com a Secopa, e vice-versa. Eles estavam acompanhados do vereador Helvico José de Queiroz Jr., de Uberlândia.