Consumo de álcool na Copa deverá ser debatido na ALMG
Comissão de Prevenção ao Crack aprovou, ainda, diversas outras audiências e debates em sua primeira reunião ordinária.
20/03/2013 - 12:47 - Atualizado em 20/03/2013 - 14:29O presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso do Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Vanderlei Miranda (PMDB), quer promover um debate sobre medidas para evitar o consumo de drogas ilícitas na Copa das Confederações, que acontece em junho deste ano, e na Copa do Mundo, em 2014. O pedido foi acatado pelos parlamentares na primeira Reunião Ordinária da comissão, realizada nesta quarta-feira (20/3/13). Na oportunidade, foram aprovados, ainda, outros requerimentos.
O deputado Vanderlei Miranda pediu, também, que seja realizada uma audiência sobre as políticas públicas do Estado referentes ao tratamento e prevenção do uso do crack por crianças e adolescentes; que seja feito um ciclo de debates sobre as novas perspectivas da dependência química; e que a Diretoria de Comunicação da ALMG desenvolva uma cartilha informativa sobre o malefício do álcool e outras drogas, assim como sobre as imputações da legislação brasileira aos usuários e traficantes. Sobre esse último, o parlamentar explicou que o objetivo é informar às pessoas que estarão no Brasil, durante os eventos organizados pela Fifa, quais as sanções previstas em lei. Para tanto, ele solicita, ainda, que o material seja produzido em três idiomas.
Interiorização – Os deputados Glaycon Franco (PRTB), Marques Abreu (PTB) e Doutor Wilson Batista (PSD), além do presidente da comissão, destacaram a importância de levar os debates para o interior do Estado. “Nosso primeiro momento será itinerante, uma vez que pretendemos ir às 18 cidades-polo de Minas Gerais para tratarmos desse problema que aflige toda a sociedade”, anunciou Vanderlei Miranda.
Com isso, foram aprovados requerimentos do deputado Célio Moreira (PSDB), que pede audiências nas cidades de Diamantina (Vale do Jequitinhonha) e Curvelo (Região Central); e do próprio Vandelei Miranda, para levar as discussões a Caratinga e Governador Valadares (ambas no Vale do Rio Doce).
Proerd – O major PM Hudson Matos Ferraz Júnior participou do primeiro encontro da comissão. Em sua fala, ele ratificou a importância do trabalho dos parlamentares sobre o tema. “Nós, que fazemos parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), colocamo-nos à disposição para participar das ações e reuniões tanto na Capital quanto no interior”, afirmou. Para ele, a solução passa pela educação dos jovens, que estariam sendo aliciados cada vez mais cedo por traficantes de drogas.