O presidente Dinis Pinheiro entregou placa comemorativa ao mestre Vanderley de Sena

Dinis Pinheiro participa de inauguração de mostra em BH

A exposição “Mestres da Capital” fica em cartaz até 30 de abril, no Centro de Arte Popular - Cemig.

19/03/2013 - 21:23

A produção mais recente de treze grandes artesãos que vivem em Belo Horizonte pode ser vista no Centro de Arte Popular (CAP) - Cemig. A mostra foi aberta na noite desta terça-feira (19/3/13) e contou com a presença do governador do Estado, Antonio Anastasia, e do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro (PSDB), entre outras autoridades. A abertura comemorou o Dia Nacional do Artesão e o primeiro ano de funcionamento do CAP.

A exposição conta com mais de 30 obras, em suportes variados, como tecido, cerâmica, madeira e metal. O objetivo é mostrar a diversidade da arte popular produzida na Capital. Os artesãos foram homenageados com placas comemorativas. Dinis Pinheiro fez a entrega ao mestre Vanderley Campos de Sena, cujas obras lembram a religiosidade.

Em entrevista à TV Assembleia, Dinis ressaltou a importância das peças para a valorização da cultura do Estado. Ele lembrou que o Legislativo mineiro vem desenvolvendo ações para preservar esse setor, como a restauração e transposição do painel da artista Yara Tupynambá e a criação do Dia do Barroco Mineiro (Lei 20.470, de 2012).

Os treze mestres que fazem parte da mostra são Álvaro Jorge, Bordadeiras da Vila Mariquinhas, Cláudio Gerais, Detimar, Hygino D' Almeida, Jacinta Maria Paulo Souza (dona Jacinta das Bonecas), José Damasceno Telles Camilo, José Leôncio, Maurino de Araújo, Nelsino Lourenço, Olinto de Araújo, Vanderley Campos de Sena e Willi de Carvalho.

As obras ficam no CAP Cemig entre 20 de março e 30 de abril. A entrada é gratuita. A mostra é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio das secretaria de Estado de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a ALMG, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Sebrae Minas.