Plenário homenageia mulheres mineiras
Protagonismo feminino na luta contra o crack é tema central da Reunião Especial
19/03/2013 - 19:25Os desafios que as mulheres ainda têm à frente para realmente alcançarem igualdade de direitos com os homens deu o tom dos discursos na Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. Realizada na tarde desta terça-feira (19/3/13), a homenagem foi solicitada pelas deputadas Ana Maria Resende (PSDB), Liza Prado (PSB), Luzia Ferreira (PPS), Maria Tereza Lara (PT) e Rosângela Reis (PV), que formam a bancada feminina da ALMG.
“Já avançamos bastante, mas ainda é apenas um começo. Ainda ficamos estarrecidas com as violências sofridas todos os dias, com os estupros coletivos, com os salários menores que os dos homens”, disse a deputada Liza Prado. A parlamentar lembrou que Minas Gerais tem sido pioneira em algumas ações para reduzir esses problemas. Para exemplificar, citou as tornozeleiras que começaram a ser usadas em homens agressores enquadrados na Lei Maria da Penha para impedir sua aproximação das vítimas. “Fico orgulhosa de lutar nessa tribuna pra termos as políticas necessárias para a emancipação das mulheres”, afirmou.
A deputada Luzia Ferreira lembra que o mundo mudou muito no último século graças à luta de mulheres de diferentes ideologias no mundo inteiro. Ela falou da conquista do direito ao voto e da presença no mercado de trabalho, mas lembrou que as mulheres seguem com salários mais baixos e sendo menos valorizadas em cargos de chefia. “Na política, principalmente, é uma vergonha, não ocuparmos nem 10% dos cargos. Nenhuma democracia pode ser plena desse jeito”, afirmou.
Para a deputada Maria Tereza Lara, nesse cenário, seu papel e os das outras quatro mulheres na ALMG tornam-se ainda maior. “Somos cinco mulheres entre 77 parlamentares, nossa responsabilidade é enorme ao representarmos mais da metade da população mineira”, afirmou.
A origem do Dia Internacional das Mulheres, adotado pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) desde a década de 1970, foi lembrado pela deputada Rosângela Reis (PV) como símbolo da luta feminista. “Foi um momento trágico, quando mais de 120 mulheres morreram queimadas em uma fábrica nos Estados Unidos enquanto reivindicavam menores jornadas de trabalho e creches para seus filhos”, disse.
Combate ao crack - A reunião teve como tema central o papel da mulher no combate ao crack e a deputada Ana Maria Rezende ressaltou que as parlamentares da bancada feminina são parceiras nessa luta. “A ameaça do crack está em muitos lugares onde a escola e a família não podem estar”, disse.
A coordenadora do grupo Mães de Minas contra o Crack, Dalvineide Almeida Santos, foi homenageada durante a reunião como símbolo do protagonismo feminino na luta contra o crack. O grupo de apoio ajuda a mulheres dependentes de drogas ou que convivem de perto com usuários há dois anos. “Vamos nos unir, vamos ficar juntas. Perto de você pode ter uma mulher que precisa de ajuda. Indique um grupo onde ela encontre ombros para chorar”, disse.
Além de Dalvineide, outras dez mulheres foram homenageadas pela contribuição e pelo protagonismo nas mudanças sociais em Minas Gerais. Terezinha Murta Malaquias, voluntária das Obras Sociais de Curral de Dentro (Norte de Minas); e Maria Domingas Marchese, prefeita de Formoso (Noroeste), foram as convidadas da deputada Ana Maria Resende para receberem as homenagens. A deputada Liza Prado, por sua vez, indicou a historiadora Maria Cecília Magalhães Gomes (in memoriam), fundadora do Movimento Popular da Mulher; e a empresária Maria Elvira, que criou a Fundação Newton Paiva para o Desenvolvimento Cultural e Social. Marta Sousa Lima, gestora do Programa Mães de Minas; e a coronel Cláudia Araújo Romualdo, comandante da 1ª Região da Polícia Militar, são as homenageadas da deputada Luzia Ferreira. A deputada Maria Tereza Lara homenageou a vice-prefeita de Sarzedo (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Maria José Amaral Maia, e a advogada Ivone Siqueira Correia Leite. Maria Rosa de Fátima Salles Fonseca, que fundou o Conselho da Mulher Empreendedora de Ipatinga; e Márcia Martins Silva Miranda, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora de Coronel Fabriciano, foram as homenageadas da deputada Rosângela Reis.
As homenageadas receberam placas comemorativas das mãos do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). “Mulher é algo sublime, símbolo de carinho, atenção e coragem. Missionárias permanentes do bem, que carregam no coração algo sagrado, a bondade”, disse o presidente durante a reunião.