Atuação da Copanor no Jequitinhonha vai ser discutida
A Comissão de Meio Ambiente também aprovou requerimentos para reuniões sobre lançamento de esgoto.
19/03/2013 - 13:01A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (19/3/13), requerimento para realização de audiência pública sobre os serviços prestados pela Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), na Região do Vale do Jequitinhonha. A reunião foi solicitada pelo deputado Célio Moreira (PSDB), presidente da comissão. Foram aprovados também outros quatro requerimentos de audiências públicas, visitas e reunião.
Em sua justificativa, Célio Moreira ressaltou que recebeu diversas reclamações relativas aos serviços prestados pela Copanor na região. Segundo o parlamentar, a empresa não estaria cumprindo os objetivos que inspiraram sua criação, como praticar tarifas compatíveis com a realidade local e, em algumas cidades, o fornecimento de água parece estar comprometido.
Além disso, o deputado também teve requerimento aprovado para que sejam realizadas visitas dos membros dessa comissão nos municípios de Belo Horizonte, Contagem e Betim, a fim de acompanhar a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) durante atividade de monitoramento da qualidade do ar. Célio Moreira justificou que há indícios de que a poluição esteja acima dos níveis desejáveis.
Lançamento de esgoto – O deputado Cabo Júlio (PMDB) solicitou audiência pública para discutir o lançamento de esgoto doméstico no córrego Lareira, situado em área de preservação ambiental no bairro São João Batista, na Capital. A reunião também vai debater a não instalação, por parte da Copasa, de rede coletora de esgoto no local. Segundo o parlamentar, os moradores do bairro vivem um impasse, uma vez que o Ministério Público os responsabiliza pela poluição do córrego e a Copasa se recusa a implantar rede coletora de esgoto, mesmo com os imóveis devidamente regularizados.
A deputada Luzia Ferreira (PPS) teve aprovado requerimento de audiência pública para apurar denúncias de lançamento de fezes animais no leito do córrego Ribeirão de Oratórios, pela atividade de suinocultura na Fazenda Itajubá, no município de Oratórios. De acordo com a deputada, essa prática tem causado a contaminação das águas e fortes odores.
Reunião – O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) também teve aprovado requerimento de reunião que vai enaltecer a Prefeitura de Extrema (Sul de Minas) pelo recebimento do Prêmio Internacional de Dubai para as Melhores Práticas. De acordo com ele, dos 46 projetos que chegaram à final, o único que representou o Brasil foi desenvolvido no município. O objetivo do projeto é preservar e recuperar áreas que têm importantes mananciais de abastecimento do Sistema Cantareira.