Agenda de ações da Comissão da Copa é divulgada
Parlamentares visitarão diversos secretários estaduais e cidades candidatas a subsede do evento.
19/03/2013 - 13:11A Comissão Extraordinária da Copa do Mundo aprovou, nesta terça-feira (19/3/13), a proposta de agenda de ações, em parceria com outras comissões legislativas, com o objetivo de acompanhar a preparação e a execução das ações previstas pelo governo do Estado para a realização da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 e da Copa das Confederações Fifa Brasil 2013.
Dentre as ações, compostas por várias visitas e audiências públicas, destacam-se as visitas às autoridades estaduais e municipais responsáveis pelas atividades de preparação para os eventos da Federação Internacional de Futebol (Fifa), como os presidentes do Núcleo e do Comitê de Gestão do Projeto Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014 de Belo Horizonte. Também inclui encontro com o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, e mais oito secretários, como o de Esportes e da Juventude e o de Saúde.
O presidente da comissão, deputado Tenente Lúcio (PDT), anunciou a visita, já aprovada em reunião anterior, ao secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, para esta quarta (20), às 16 horas. Em seguida, na quinta (21), a comissão visitará o Comitê de Gestão do Projeto Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014 de Belo Horizonte, às 16 horas, na Prefeitura da Capital mineira.
A agenda também prevê diversas audiências públicas. Uma delas é para a discussão do Projeto de Lei 3.685/13, que dispõe sobre medidas relativas à Copa das Confederações Fifa de 2013 e à Copa do Mundo Fifa de 2014. O presidente da comissão lembrou que no dia 3 de abril haverá reunião conjunta com a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude para debater esse projeto.
Outra audiência será para discutir o contrato de parceria público-privada do Governo do Estado com a Minas Arena, bem como o atendimento do Mineirão quanto aos requisitos de conforto e funcionalidade para eventos esportivos e culturais. Pelo menos, mais seis audiências públicas compõem a agenda aprovada pela comissão.
Outra ação importante são as visitas a cidades candidatas a subsedes dos eventos da Fifa, o que as habilitaria a receber e hospedar seleções. Em Minas, há 19 cidades candidatas: Araxá, Caxambu, Caeté, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Matias Barbosa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Varginha e Uberlândia, que receberá a primeira visita da Comissão. O deputado Fábio Cherem (PSD) solicitou requerimento, aprovado pela comissão, para convidar personalidades do esporte de Uberlândia, que contribuirão para o debate.
A comissão visitará, ainda, o Mineirão; o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins; outros Estados e cidades-sede; e um país-sede de Copa do Mundo recente, para avaliar benefícios e prejuízos resultantes do evento esportivo.
Competências – As exigências da Fifa para a realização da Copa do Mundo são o marco inicial da distribuição de competências para realização do evento. Ao Estado de Minas Gerais cabe, principalmente, o investimento em logística e em infraestrutura esportiva, bem como a isenção de tributos às entidades vinculadas à realização do evento.