O deputado Cabo Júlio (centro) é o autor do requerimento de audiência pública

Comissão quer apurar condições dos elevadores de ônibus

Requerimento foi motivado pela morte de menino cadeirante dentro de coletivo em Betim na última quarta-feira (13).

14/03/2013 - 11:33

Motivado por uma reportagem da TV Record sobre um menino cadeirante que morreu em um ônibus de Betim na última quarta-feira (13), o deputado Cabo Júlio (PMDB) apresentou requerimento de audiência pública para debater as condições de funcionamento dos elevadores para cadeirante em coletivos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O requerimento foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na manhã desta quinta-feira (14/3/13).

Segundo a reportagem, o menino Matheus Alves Moreira, de 9 anos, que tinha paralisia cerebral, só conseguiu embarcar no segundo ônibus, após 50 minutos de espera, porque as plataformas de elevação do primeiro e do segundo veículo não funcionaram. Ele teve que contar com a ajuda do motorista, que carregou a cadeira, mas a criança não suportou a demora e teve uma parada cardiácia dentro do ônibus.

Por isso, os parlamentares presentes na reunião – Cabo Júlio , Glaycon Franco (PRTB) e Ana Maria Resende (PSDB) – também vão querer saber, na audiência pública, qual capacitação recebem os profissionais que trabalham nesses coletivos e quantos possuem elevadores para cadeira de rodas. Foram convidados representantes das empresas de transporte coletivo de Belo Horizonte, Contagem e Betim, além das empresas que operam linhas da TransBetim, TransCon e BHTrans e DER-MG.

Consulte o resultado da reunião.