Medidas protetivas ao setor têxtil devem ser discutidas
Em reunião da Comissão de Turismo, também foi aprovado requerimento para debater projeto da Petrobras em Ipatinga.
12/03/2013 - 16:35A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (12/3/13), requerimento para discutir medidas protetivas ao setor têxtil do Sul de Minas. Segundo o autor da proposição, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), a competição dos produtos chineses está desestabilizando o circuito de malhas da região.
Dalmo Ribeiro explica que as mais de 500 malharias localizadas apenas em Monte Sião e cidades do entorno não têm como competir com o “dragão chinês”, pois os custos de produção no país asiático são bem menores que no mercado brasileiro. O deputado lembrou que o tema já foi debatido em audiências públicas realizadas pela Casa, mas, que, até o momento, a União não apresentou propostas para minimizar o impacto das importações.
O presidente da comissão, deputado Gustavo Perrella (PDT), parabenizou a iniciativa de Dalmo Ribeiro e sugeriu que seja solicitada também a realização de mais uma audiência pública em cidade da própria região.
Petrobrás em Ipatinga – Foi aprovado ainda requerimento do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), para debater a implantação do projeto-piloto Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Petrobras em Ipatinga (Vale do Aço). De acordo com a justificativa da proposição, o município foi escolhido para desenvolver programa que visa a qualificar fornecedores para a indústria de petróleo e gás no País.
Com duração de 18 meses, o APL reúne empresas do mesmo ramo, em sistema de interação e cooperação, e prevê a oferta de programas de qualificação de fornecedores e de linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outras quatro regiões industriais foram selecionadas para receber o incentivo da empresa: Itaboraí, no Rio de Janeiro; Maragojipe, na Bahia; Ipujoca, em Pernambuco; e São José do Norte, no Rio Grande do Sul.
Consulte o resultado da reunião.