O requerimento foi aprovado em reunião da comissão na tarde desta terça (12)

Medidas protetivas ao setor têxtil devem ser discutidas

Em reunião da Comissão de Turismo, também foi aprovado requerimento para debater projeto da Petrobras em Ipatinga.

12/03/2013 - 16:35

A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (12/3/13), requerimento para discutir medidas protetivas ao setor têxtil do Sul de Minas. Segundo o autor da proposição, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), a competição dos produtos chineses está desestabilizando o circuito de malhas da região.

Dalmo Ribeiro explica que as mais de 500 malharias localizadas apenas em Monte Sião e cidades do entorno não têm como competir com o “dragão chinês”, pois os custos de produção no país asiático são bem menores que no mercado brasileiro. O deputado lembrou que o tema já foi debatido em audiências públicas realizadas pela Casa, mas, que, até o momento, a União não apresentou propostas para minimizar o impacto das importações.

O presidente da comissão, deputado Gustavo Perrella (PDT), parabenizou a iniciativa de Dalmo Ribeiro e sugeriu que seja solicitada também a realização de mais uma audiência pública em cidade da própria região.

Petrobrás em Ipatinga – Foi aprovado ainda requerimento do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), para debater a implantação do projeto-piloto Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Petrobras em Ipatinga (Vale do Aço). De acordo com a justificativa da proposição, o município foi escolhido para desenvolver programa que visa a qualificar fornecedores para a indústria de petróleo e gás no País.

Com duração de 18 meses, o APL reúne empresas do mesmo ramo, em sistema de interação e cooperação, e prevê a oferta de programas de qualificação de fornecedores e de linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outras quatro regiões industriais foram selecionadas para receber o incentivo da empresa: Itaboraí, no Rio de Janeiro; Maragojipe, na Bahia; Ipujoca, em Pernambuco; e São José do Norte, no Rio Grande do Sul.

Consulte o resultado da reunião.