Requerimento de realização de audiência pública sobre o alto índice de infecção por dengue no Estado foi apresentado na reunião

Catorze requerimentos são aprovados pela Comissão de Saúde

Audiências públicas abordarão diversos aspectos da gestão estadual da saúde.

06/03/2013 - 14:58

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na manhã desta quarta-feira (6/3/13), 14 requerimentos para a realização de audiências públicas. Também foi aprovada a realização de uma visita.

O deputado Arlen Santiago (PTB) apresentou três requerimentos. Ele pediu a realização de audiência pública com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, para discutir o novo Pro-Hosp, programa estadual que garante recursos para hospitais públicos e privados sem fins lucrativos que prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele também solicitou a realização de audiências públicas para debater a qualidade e o possível aumento das escolas de medicina em Minas, bem como ouvir a presidente e o diretor de Saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg) sobre os tratamentos oncológicos oferecidos aos seus segurados.

Gestão estadual da saúde motiva requerimentos

O parlamentares Carlos Mosconi (PSDB), presidente da comissão, e Adelmo Carneiro Leão (PT) solicitaram, respectivamente, audiências públicas sobre o fechamento da Fundação Hospitalar São Vicente de Paula, em Nova Serrana (Centro-Oeste), e a gestão hospitalar na Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). Já o deputado Gustavo Valadares (PSD) apresentou requerimento para discutir a descentralização das atividades de saúde no Estado, de modo a possibilitar a criação de uma Gerência Regional de Saúde para atender aos municípios da Bacia do Rio Suaçuí.

Dois requerimentos para a realização de audiências públicas foram apresentados pelo deputado Fred Costa (PEN): uma vai tratar do atendimento aos portadores de esclerose múltipla, enquanto que a outra do alto índice de infecção por dengue no Estado. Os deputados Rogério Correia (PT) e Adelmo Carneiro Leão também solicitaram audiência para esclarecimentos com relação ao aumento de casos desta doença.

Visita da comissão à Secretaria de Estado de Saúde, com a finalidade de discutir a situação financeira de hospitais localizados em municípios de médio porte não beneficiados pelo programa Pro-Hosp, foi solicitada pelo parlamentar Carlos Pimenta (PDT). O projeto estadual Mães de Minas também deve ser tema de audiência da comissão, em especial as políticas de prevenção e combate à mortalidade infantil e materna, a requerimento da deputada Luzia Ferreira (PPS).

Bactéria KPC - A suspensão das internações no Hospital Regional Professor Osvaldo Franco, em Betim, devido ao surto provocado pela bactéria KPC, pode ser tema de audiência da comissão, a pedido da deputada Luzia Ferreira e do deputado Adelmo Carneiro Leão.

Já o parlamentar Arlen Santiago solicitou audiência da comissão com o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a respeito do anúncio que a presidente Dilma Rousseff fez autorizando o BNDES a emprestar recursos para as santas casas e hospitais filantrópicos.

Assine + Saúde - O deputado Pompílio Canavez (PT) pediu audiência do Movimento Assine + Saúde em Uberlândia, para coletar assinaturas. A campanha está, desde abril de 2012, mobilizando a sociedade na coleta de assinaturas para apresentação, ao Congresso Nacional, de projeto popular que obriga a União a investir 10% da receita corrente bruta na saúde.

Consulte o resultado da reunião.