O deputado Sargento Rodrigues teve seu parecer aprovado pelos demais membros da Comissão de Segurança Pública

Projeto prevê proibição de cópia de documentos em portarias

Comissão de Segurança Pública deu parecer favorável à matéria, que veda prática em prédios residenciais e comerciais.

05/03/2013 - 11:40

Porteiros e seguranças de prédios e condomínios residenciais ou comerciais poderão ser proibidos de tirar cópia de documentos pessoais dos visitantes. Tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei (PL) 1.500/11, do deputado Carlos Henrique (PRB), que trata do assunto. A matéria recebeu, nesta terça-feira (5/3/13), parecer de 1º turno favorável na Comissão de Segurança Pública. O relator do projeto, deputado Sargento Rodrigues (PDT), opinou pela aprovação do projeto na forma do substitutivo nº 1, apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto original institui objetivos da segurança privada e estabelece proibições para algumas de suas atividades. Segundo a CCJ, compete privativamente à União legislar sobre esse tema. Por isso, o substitutivo apresentado se limita a disciplinar a questão do registro de documentos pessoais apresentados nas portarias, proibindo que sejam tiradas cópias, seja por aparelhos de vídeo, scanners ou outro equipamento. Os infratores estarão sujeito a penalidades que vão de advertência a multa.

Requerimentos – A comissão aprovou, durante a reunião, requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que solicita a realização de uma audiência pública da comissão para discutir a segurança nas casas noturnas e de eventos em Minas Gerais. O objetivo é debater formas de prevenir tragédias como a ocorrida em janeiro deste ano na boate Kiss, em Santa Maria (RS), quando um incêndio provocou a morte de 240 pessoas.

Foram aprovados também requerimentos do deputado Sargento Rodrigues, entre eles um que pede envio de ofício ao governador Antonio Anastasia solicitando empenho no reaparelhamento e na reestruturação do Hospital da Polícia Civil, em Belo Horizonte. Outro pede providências ao secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, no sentido de que o Governo de Minas assuma a cadeia pública do município de Tupaciguara (Triângulo Mineiro). Há ainda um requerimento solicitando esforços do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Anna, para que seja ampliado o efetivo da 254ª Cia. PM daquela cidade.

A comissão aprovou ainda requerimento do deputado Lafayette de Andrada (PSDB), no qual ele pede à Chefia da Polícia Civil a distribuição de 410 novos delegados por todas as comarcas de Minas Gerais.

Consulte o resultado da reunião.