Governador indica nomes para quatro cargos no Estado
Plenário recebe mensagens com indicações para Ouvidorias-Geral e Adjunta e ainda para Igam e IEF.
05/03/2013 - 17:54Quatro indicações a cargos na Ouvidoria do Estado e em duas autarquias estaduais foram recebidas pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Reunião Ordinária desta terça-feira (5/3/13). As mensagens do governador se referem aos cargos de ouvidor-geral e ouvidor-geral adjunto do Estado, além de diretores-gerais dos Institutos Estadual de Florestas (IEF) e Mineiro de Gestão das Águas (Igam), respectivamente. Segundo as mensagens, todos os quatro indicados têm qualificação acadêmica e profissional, com atuação relevante em diversas instituições públicas.
Ouvidor-geral - Para o cargo de ouvidor-geral do Estado, o governador Antonio Anastasia indicou Fábio Caldeira Castro Silva. A Ouvidoria-Geral é um órgão autônomo, vinculado ao governador, integrante do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo.
Professor universitário, com doutorado em Direito Público, Fábio Caldeira é vereador em Belo Horizonte, tendo sido secretário da Regional Oeste da Prefeitura. Foi também diretor de Planejamento da Agência RMBH, assessor técnico na ALMG e diretor-geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Já Mônica Maria Teixeira Coelho foi indicada para o cargo de ouvidora-geral adjunta do Estado. Graduada em Direito, ela foi chefe de gabinete da Ouvidoria-Geral, procuradora-chefe da Imprensa Oficial, assessora chefe da Secretaria de Estado de Governo, entre outros cargos.
IEF - Para o cargo de diretor-geral do IEF, o governador submeteu o nome de Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior. Segundo a mensagem, a finalidade da autarquia é “executar a política florestal do Estado, promover a preservação e a conservação da fauna e da flora, o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais renováveis e da pesca, bem como a realização de pesquisas em biomassa e biodiversidade”.
Com graduação em Engenharia Agronômica, Bertholdino Júnior foi professor e depois atuou como engenheiro agrônomo no IEF, superintendente regional em Uberlândia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e ainda como coordenador ambiental de unidades da Usina Coruripe.
Igam - Marília Carvalho de Melo foi indicada para diretora-geral do Igam, autarquia responsável pela política de recursos hídricos e meio ambiente formulada pela Semad e pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e de Política Ambiental.
Engenheira civil, a indicada tem mestrado em Saneamento e doutorado em Engenharia Civil. Ela foi subsecretária de Controle e Fiscalização do Igam, tendo atuado também como professora da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) e da Escola de Engenharia Kennedy.