Deputado Dinis Pinheiro participou da solenidade de formatura dos alunos do Curso de Formação Policial, carreira de Delegado de Polícia

Presidente é patrono de formandos na carreira de delegado

Turma de 420 alunos é a maior da Polícia Civil e nomeações começam na semana que vem.

01/03/2013 - 15:25

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participou nesta sexta-feira (1°/3/13) da solenidade de formatura dos alunos do Curso de Formação Policial, carreira de Delegado de Polícia. Patrono da turma de 420 formandos, o deputado ressaltou que os novos delegados têm pela frente a importante missão de servir ao Estado na busca de uma sociedade solidária e pacífica. “Desejo a todos uma trajetória virtuosa”, saudou. Esta é a maior turma já formada pela Polícia Civil, permitindo que todas as 289 comarcas do Estado tenham delegados. O governador do Estado, Antonio Augusto Anastasia, anunciou na cerimônia, realizada no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte, que as nomeações e posses começam na próxima semana. Os servidores foram aprovados em concurso realizado no ano passado.

Dinis Pinheiro recebeu placa de homenagem e ouviu do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, que proposta para uma nova Lei Orgânica da Polícia Civil deve ser submetida em breve à apreciação da ALMG, uma vez que a norma vigente é de 1969. Ele destacou ainda que a Polícia Civil está com vários concursos abertos para cargos diversos e que serão investidos este ano R$ 140 milhões em reformas de unidades prisionais, reforço de equipamentos de perícia e logística, renovação da frota de viaturas, entre outras melhorias.

Já o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta, afirmou que o presidente da Assembleia tem tido papel protagonista nas conquistas obtidas pela PC nos últimos anos e defendeu o trabalho integrado com as Polícias Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Poder Judiciário.

Encerrando a solenidade, o governador disse aos formandos que a melhoria da segurança pública depende muito do capital humano, citando ainda a importância do reforço da infraestutura e do fim da impunidade.  Anastasia lembrou que Minas é o quarto maior estado brasileiro em área, o segundo em população e o primeiro em municípios, além de ser cercado por oito estados, o que exige muito da área de defesa social. Nesse sentido, fez críticas ao desempenho do governo federal na área de segurança pública no País. “A história da administração federal foi sempre de grande omissão”, disse referindo-se especialmente à questão das drogas e do tráfico.

Também participaram da solenidade representantes de vários órgãos de defesa social do Estado e do Poder Judiciário, entre outras autoridades.