Serão convocadas eleições para escolher presidentes e vices das comissões

Definida distribuição de vagas em comissões permanentes

Deputados efetivos e suplentes em cada comissão serão anunciados na quarta (20).

19/02/2013 - 16:53 - Atualizado em 19/02/2013 - 19:20

Foi definida na tarde desta terça-feira (19/2/13), durante reunião do Colégio de Líderes, a distribuição de vagas, por blocos e partidos, nas 20 comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para atuação no biênio 2013-2014. Na reunião ordinária de Plenário desta quarta-feira (20), serão anunciados quais deputados serão efetivos e suplentes em cada comissão. A partir de quinta-feira (21), as comissões poderão realizar as eleições para presidente e vice-presidente.

De acordo com o secretário geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado, o bloco Transparência e Resultado (BTR) terá 30 membros enquanto o bloco Avança Minas (BAM) terá 21 membros. PT, PMDB, PDT e PRB continuam atuando separadamente, não tendo se unido a nenhum bloco.

Nas comissões de sete membros efetivos, o BTR terá 3 vagas, o BAM duas vagas, o PT uma vaga e o PMDB também uma vaga. Atualmente, as comissões que têm sete membros efetivos são as de Fiscalização Financeira e Orçamentária, Administração Pública e Constituição e Justiça. As 17 comissões restantes têm cinco membros efetivos.

Em 19 das 20 comissões, o BTR terá 40 vagas, o BAM 28, o PT 15, o PMDB 11 e o PDT 7. A Comissão de Participação Popular não faz parte desse acordo, tendo em vista que já foi determinado que sua presidência e vice-presidência serão exercidas por membros do PT. Temos, assim, 101 vagas de membros efetivos, distribuídas entre 77 deputados.

Estiveram presentes à reunião do Colégio de Líderes o presidente Dinis Pinheiro; o líder do Governo, Bonifácio Mourão (PSDB); o líder da Maioria, Gustavo Valadares (PSD); o líder da Minoria, Ulysses Gomes (PT); o líder do PT, Paulo Guedes; o líder do PDT, Carlos Pimenta; o líder do PMDB, Adalclever Lopes; o líder do bloco Transparência e Resultado, Lafayette de Andrada (PSDB); e o líder do bloco Avança Minas, Tiago Ulisses (PV).