Grupo de alimentos puxa alta em supermercados

Pesquisa do Procon da ALMG ainda mostrou grande variação no preço de um mesmo produto entre diferentes estabelecimentos.

08/02/2013 - 15:30

O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou pesquisa mensal em 14 supermercados de Belo Horizonte e constatou que, de janeiro para fevereiro, o grupo de alimentos apresentou maior variação de preços, de 1,24%, seguido pelos itens de higiene (0,44%) e de limpeza (0,23%). A pesquisa foi realizada nos dias 4 e 5 fevereiro e divulgada nesta sexta-feira (8/2/13). Na média geral de preços, o aumento observado foi de 0,9%. Dos 147 produtos pesquisados, 85 apresentaram aumento de preço, 59 apresentaram redução e três se mantiveram estáveis.

Veja a pesquisa completa de preços de supercados.

Por grupo de produtos, as variações mais significativas foram observadas para o biscoito de maisena Bauducco (24,71%) e a farinha de mandioca torrada Pink (24,12%); o papel higiênico Neve neutro folha dupla, com quatro unidades (5,27%) e o desodorante masculino Axe roll-on (5,18%); e o litro do alvejanete Brilhante Multiuso (7,74%) e o sabão em pó Brilhante de 1 quilo (4,27%).

Variação entre estabelecimentos - A pesquisa ainda mostrou grandes variações de preço de um mesmo produto nos diferentes estabelecimentos. O biscoito maisena da Aymoré pode custar de R$ 1,09 a R$ 2,49, uma variação de 128,44%. Já o shampoo Palmolive Naturals foi encontrado de R$3,89 a R$6,75 (73,52%) e o sabão em pó Brilhante variou de R$4,39 a R$7,70 (75,4%).

A pesquisa também detectou variação significativa nos preços entre os estabelecimentos, no que se refere a produtos de marca própria das redes de supermercado. Um exemplo disso foram os vinagres de vinho branco e tinto, de 750 ml, que podem custar de R$1,89 a R$5,38, uma variação de 184,66%. O leite em pó de 400 gramas, também de marcas próprias, variou de R$2,99 a R$8,48 (183,61%).