Itens para churrasco têm alta de preço à vespera do Carnaval

Entre os produtos pesquisados, o sal grosso foi o que apresentou maior variação de preço entre os estabelecimentos.

08/02/2013 - 13:35

O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2013, pesquisa de preço em 14 supermercados da Capital e Região Metropolitana. O foco da pesquisa, especial para o período do Carnaval, foram os produtos para churrasco. A maior variação de preço constatada entre os estabelecimentos foi a do sal grosso (143,88%).

Entre as carnes, o quilo de todos os produtos pesquisados apresentou oscilação de mais de 50% em todos os supermercados, com destaque para o quilo do coraçaozinho, da picanha e da fraldinha, que variaram 113,88%, 99,7% e 78,68%, respectivamente.

As maiores oscilações de preço entre as bebidas ficaram por conta do Guaraná Kuat (66,91%), da cerveja Antarctica (55,46%) e da Sukita (44,61%). Já os produtos que menos oscilaram foram a Coca Cola (16,32%), o energético Red Bull (17,31%) e a Fanta (17,99%). A cerveja Itaipava foi o único produto da lista a não apresentar variação, sendo vendida a R$ 1,49 em todos os estabelecimentos.

Diversos – A pesqusia levantou também o preço de produtos acessórios para churrasco. Além do sal grosso, o carvão e o gelo apresentaram variação de 66,78% e 16,72% entre os supermercados, respectivamente. Dos 45 produtos pesquisados, 34 apresentaram preços médio superior aos praticados no ano passado.