Mineirão: inauguração de estádio gera polêmica no Plenário
Oposição critica, mas deputados ligados ao governo creditam os problemas à empresa gestora do estádio.
05/02/2013 - 19:38Os problemas constatados na inauguração do estádio Mineirão, no último domingo (3), durante o jogo Atlético e Cruzeiro, dominaram grande parte dos debates na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na Reunião Ordinária de Plenário desta terça-feira (5/2/13). Parlamentares da oposição não pouparam críticas ao Governo do Estado devido aos incidentes registrados, como dificuldades de acesso ao estádio, falta de água e de alimentação. Por sua vez, deputados da Maioria, embora admitindo os problemas, defenderam o governo, alegando que a responsabilidade pelos incidentes deve ser creditada à Minas Arena, empresa que administra o estádio.
Em resposta ao deputado Rogério Correia (PT), que deu início às críticas, o deputado João Leite (PSDB) defendeu o governo, alegando que a Minas Arena venceu uma licitação pública e, se errou ao não promover a logística correta durante a inauguração do estádio, o Governo do Estado imediatamente anunciou que a empresa será multada em R$ 1 milhão. João Leite lamentou “o desrespeito” com que, segundo ele, a oposição trata o seu partido, o PSDB, e o Governo do Estado. E solicitou à Presidência da Casa que retire dos anais as críticas formuladas.
O deputado governista, em contraposição, fez diversas críticas ao Governo Federal, sobretudo no tocante aos problemas relacionados às más condições das estradas.
Tal como ocorreu durante o discurso de Rogério Correia, o pronunciamento de João Leite foi sucedido por outros, contra e a favor do governo. Entre os críticos do Governo estava o novo líder do PT, Ulysses Gomes. Já Célio Moreira (PSDB) acompanhou João Leite na defesa do Governo do Estado.