Disponível download de livro sobre o Parlamento Jovem

Publicação organizada por professoras da PUC relata evolução de projeto de educação política da ALMG para a juventude.

19/12/2012 - 19:32

Já está disponível para download no portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais o livro Educação Política da Juventude – A experiência do Parlamento Jovem. A publicação mostra os resultados do projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ de Minas), iniciativa de educação política para a juventude que a ALMG, por meio da Escola do Legislativo, desenvolve em parceria com a PUC Minas desde 2003.

O livro foi organizado pelas professoras Regina de Paula Medeiros e Maria Elizabeth Marques, da PUC Minas, e pode ser acessado integralmente ou por capítulos. A obra, elaborada pela Editora PUC Minas, tem duas partes. A primeira traz artigos de técnicos da ALMG e da universidade, com uma leitura analítica do projeto. A segunda apresenta artigos de professores e estagiários do Curso de Ciências Sociais da PUC, pautados em pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), entre 2008 e 2010.

O PJ de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento. Na ALMG, o projeto é coordenado pela Escola do Legislativo, enquanto no âmbito da PUC, campus Coração Eucarístico, quem cuida da iniciativa é o Departamento de Ciências Sociais.

O objetivo do PJ de Minas é estimular a formação política e cidadã dos estudantes, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento. Em cada edição é discutido um tema de interesse da sociedade, escolhido pela coordenação do projeto e pelas câmaras municipais participantes. Esse tema é o objeto das propostas de ação para o poder público elaboradas pelos estudantes.

A gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro, destaca que a publicação é uma oportunidade valiosa de reflexão e de correção de rumos para uma iniciativa que não para de crescer. “O livro é o resultado de uma pesquisa muito rica, assim como as experiências que surgem do Parlamento Jovem. A cada ano nos surpreendemos com o interesse cada vez maior dos estudantes”, destacou.

Parlamento Jovem 2013 – E a organização da edição 2013 do Parlamento Jovem já começou. No final de novembro, representantes das 18 câmaras municipais participantes se reuniram na Escola do Legislativo para definir um novo tema para o projeto. O assunto escolhido para o próximo ano foi cidades sustentáveis. As mais recentes adesões à iniciativa são as Câmaras Municipais de São Pedro dos Ferros (Zona da Mata), Patos de Minas (Alto Paranaíba) e Uberaba (Triângulo Mineiro).

A primeira edição do projeto aconteceu em 2004. As seis primeiras foram restritas à Capital, mobilizando 42 escolas de Belo Horizonte e aproximadamente 800 estudantes do ensino universitário e do ensino médio. Foram encaminhadas 149 proposições para apreciação da ALMG.

A partir de 2010, o projeto foi estadualizado e ganhou a parceria das câmaras municipais mineiras. Só a edição deste ano envolveu mais de mil jovens. Nos municípios, as câmaras mobilizam escolas do ensino médio e superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil para viabilizar o projeto, formando assim uma extensa rede de educação legislativa em todo o Estado.

O Parlamento Jovem de Minas é sempre realizado em duas etapas: a primeira se desenvolve no município, sob a coordenação das câmaras municipais; a segunda, a etapa estadual, é coordenada pela Escola do Legislativo e realizada na sede do Legislativo mineiro, em Belo Horizonte, com representantes de todos os municípios participantes.