Pessoas que transitam diariamente no trecho próximo ao vetor sul da Capital criticaram a localização da praça de pedágio
Deputados vão à Brasília para discutir novos pedágios em Minas

Pedágio na BR 040 pode onerar moradores de condomínio

Deputados criticam plano de outorga que prevê instalação de pedágio em região de condomínios próximo à Capital.

18/12/2012 - 14:44

Parlamentares e representantes de condomínios localizados no vetor sul da Capital criticaram o modelo de privatização proposto para a rodovia BR 040, entre Juiz de Fora e Brasília. Eles consideram abusiva a instalação de uma praça de pedágio no KM 562, a 1,5 Km do trevo de Ouro Preto, uma vez que milhares de pessoas residem em sítios e condomínios localizados no vetor Sul da Capital.

Eles mostraram o impacto da cobrança durante audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta terça-feira (18/12/12), que discutiu a implantação de postos de pedágio na rodovia após concessão à iniciativa privada. A previsão é de que a tarifa seja de R$ 4,22. Ao longo de um ano, os moradores da região gastariam, no mínimo, R$ 3 mil para saírem e chegarem em suas casas.

Outra preocupação é o impacto da cobrança na rotina de pequenos produtores rurais que se locomovem até os centros urbanos para venderem produtos cultivados em suas propriedades. A editora do Jornal Belvedere, Goretti Sena, advertiu que o custo a mais pode inviabilizar as atividades dos sitiantes.

O presidente da Associação de Condomínios Verticais, Gustavo Henrique Wyknota Tostes, afirmou que a medida mais adequada seria transferir o pedágio para o Km 580, trecho da estrada anterior à região de sítios e condomínios. O deputado Fred Costa (PEN), que solicitou a reunião, considerou “oportunista e inadequada” a localização do posto. “Milhares de pessoas transitam neste trecho para trabalhar e terão que pagar pedágio diariamente. Isso é tributação oportunista”, ressaltou.

De acordo com Gustavo Henrique, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já reconheceu que a instalação de postos de pedágio em região de conurbação urbana é indevida. A agência retirou do plano original uma praça de pedágio na Região Metropolitana de Brasília. Segundo ele, a associação já encaminhou ofício à agência, mas o órgão desconhece a realidade da região. O diretor de obras do Condomínio Aconchego da Serra, Wilfred Brandt, disse que, no próprio edital, a ANTT determina que não haja pedágio em trechos urbanos. “O problema é que a conurbação urbana nesta região ultrapassa os limites da Região Metropolitana, mas a ANTT não reconhece isso".

Cobrança pode começar em 2014 – O leilão para outorga de 936,8 KM da BR 040, trecho entre Juiz de Fora e Brasília, está marcado para o dia 13 de janeiro de 2013. A previsão é de que o contrato de concessão seja assinado em março e que a cobrança comece a partir do 19º mês da privatização.   Ao todo serão implantadas 11 praças de pedágio, sendo três até Belo Horizonte.  O deputado Duílio de Castro (PMN) sugeriu aos condomínios que entrem com pedido de liminar para suspender o leilão até que o local previsto para o pedágio seja alterado.

Requerimentos – Os parlamentares aprovaram, durante os debates, requerimento para que seja encaminhado à ANTT ofício comunicando que o local do pedágio é inadequado por abranger área de conurbação urbana, e que essa informação conste no processo de licitação. Os deputados Fred Costa, Liza Prado (PSB), Carlos Henrique (PRB) e Duílio de Castro assinaram o pedido. A comissão aprovou, também, requerimentos desses deputados para realização de visita à ANTT, em Brasília, para oficializar o posicionamento contrário à localização do pedágio e solicitando aos órgãos responsáveis os critérios utilizados para definição do local da cobrança. A deputado Liza Prado, que presidiu a reunião, solicitou que os ofícios sejam encaminhados imediatamente para que até o dia 13 de janeiro todos os órgãos já tenham sido oficiados.

Dnit e ANTT não compareceram – Os deputados aprovaram requerimento para que seja encaminhada moção de repúdio ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e à ANTT por não comparecerem à audiência, embora tenham sido convidados. O deputado Fred Costa leu correspondência encaminhada pela Agência explicando que o Ministério dos Transportes já havia aprovado o plano de outorga e que as audiências para discutir o assunto foram realizadas. O deputado lamentou a recusa dos órgãos federais de debater a implantação do pedágio.

A comissão ainda aprovou requerimento do deputado Fred Costa para realizar audiência pública para discutir o Rodoanel Sul, que vai interligar a BR 040 à BR 381. A presidente da Associação de Recuperação e Consevação Ambiental (Arca) Ama Serra, Simone Alvarenga Botrell, afirmou que estão em discussão três traçados para a rodovia. Um passaria pelo vale do Mutuca, o outro pela Serra do Rola Moça e a terceira opção seria uma rota pelo Alphavile.

Consulte o resultado da reunião.