ALMG lembra papel da juventude em homenagem a conselho
Reunião Especial de Plenário lembrou os 25 anos do Conselho Estadual da Juventude, na tarde desta sexta-feira (14).
14/12/2012 - 16:32O papel na garantia dos direitos dos jovens foi lembrado durante homenagem aos 25 anos do Conselho Estadual da Juventude, em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A solenidade, presidida pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), ocorreu na tarde desta sexta-feira (14/12/12), a requerimento do deputado Gustavo Perrella (PDT), membro efetivo do conselho.
O deputado Dalmo Ribeiro Silva leu mensagem do presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PSDB), em que o parlamentar elogia o potencial inovador e de mudanças dos jovens. O discurso de Dinis também chama a atenção para as dificuldades vivenciadas pelo grupo, como o desemprego, a maternidade precoce e as mortes no trânsito. Para enfrentar esses problemas, o parlamentar sugere a participação política dos jovens e a elaboração de ações específicas.
O deputado Fred Costa (PEN), que representou Gustavo Perrella, salientou que os jovens tiveram muito significado para o processo de redemocratização do País e o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Ele afirmou que os conselhos são fundamentais para a organização da sociedade e que o Conselho Estadual da Juventude se destaca na implementação de políticas públicas para esses cidadãos. Além disso, o parlamentar considerou que essa entidade também pode contribuir para afastar os jovens das drogas.
Conquistas – O presidente do Conselho Estadual da Juventude, Felipe Ribeiro Silva, que recebeu a placa alusiva à homenagem, disse que a entidade se consolida como um espaço que representa cerca de cinco milhões de jovens em todo o Estado e se ocupa de desenvolver ações para que eles se aproximem da cultura, por exemplo. Felipe também abordou a importância da tramitação do Projeto de Lei (PL) 3.077/12, do governador do Estado, que altera a Lei Delegada 94, de 2003, sobre o Conselho Estadual da Juventude. Entre os objetivos do projeto estão adequar a estrutura do conselho às disposições da Lei Delegada 180, de 2011, que trata desse órgão, e modificar sua constituição para que ele seja mais plural.
Entre as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado para os jovens, Felipe citou o Plug Minas, o Poupança Jovem e o Fica Vivo!. Além disso, ele destacou a realização do Parlamento Jovem pela Escola do Legislativo da ALMG e a PUC Minas. O Parlamento Jovem é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento.
O secretário de Estado de Esportes e da Juventude e deputado federal licenciado, Eros Biondini (PTB-MG), lembrou que entre 23 e 28 de julho de 2013 será realizada a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Ele elogiou a escolha do Brasil para ser sede do encontro, que deve reunir cerca de quatro milhões de jovens.
Durante a solenidade, houve apresentação de dança do Coletivo 3, do Núcleo Valores de Minas do Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, com as jovens Aline Caroline Souza Mathias, Amanda Caroline dos Santos, Bruna Silva Lemos Barbosa, Débora Carneiro de Andrade, Pollyana Oliveira do Carmo, Sarah Joyce Teixeira Silva Guedes e Mariana Nayra Batista Silva.
Trajetória - O Conselho Estadual da Juventude foi criado em 14 de maio de 1987, por meio do Decreto 27.000, do mesmo ano. Ele tinha, inicialmente, o objetivo de promover a integração dos jovens no processo político mineiro e nacional. Ao longo do tempo, ampliou suas competências, por meio de ações de diálogo entre jovens mineiros e o governo estadual, para otimizar ações públicas em benefício desta parcela da população.
Nos seus 25 anos de história, os conselheiros criaram uma rede de juventude no Estado, tendo influenciado a formação de mais de 130 conselhos municipais, que buscam a garantia dos direitos e oportunidades, em especial à profissionalização para inserção no mercado de trabalho. Segundo o conselho, existem, atualmente, cerca de 55 milhões de jovens no Brasil.