Dalmo Ribeiro Silva, Eros Biondini, Felipe Ribeiro Silva e Fred Costa

ALMG lembra papel da juventude em homenagem a conselho

Reunião Especial de Plenário lembrou os 25 anos do Conselho Estadual da Juventude, na tarde desta sexta-feira (14).

14/12/2012 - 16:32

O papel na garantia dos direitos dos jovens foi lembrado durante homenagem aos 25 anos do Conselho Estadual da Juventude, em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A solenidade, presidida pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), ocorreu na tarde desta sexta-feira (14/12/12), a requerimento do deputado Gustavo Perrella (PDT), membro efetivo do conselho.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva leu mensagem do presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PSDB), em que o parlamentar elogia o potencial inovador e de mudanças dos jovens. O discurso de Dinis também chama a atenção para as dificuldades vivenciadas pelo grupo, como o desemprego, a maternidade precoce e as mortes no trânsito. Para enfrentar esses problemas, o parlamentar sugere a participação política dos jovens e a elaboração de ações específicas.

O deputado Fred Costa (PEN), que representou Gustavo Perrella, salientou que os jovens tiveram muito significado para o processo de redemocratização do País e o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Ele afirmou que os conselhos são fundamentais para a organização da sociedade e que o Conselho Estadual da Juventude se destaca na implementação de políticas públicas para esses cidadãos. Além disso, o parlamentar considerou que essa entidade também pode contribuir para afastar os jovens das drogas.

Conquistas – O presidente do Conselho Estadual da Juventude, Felipe Ribeiro Silva, que recebeu a placa alusiva à homenagem, disse que a entidade se consolida como um espaço que representa cerca de cinco milhões de jovens em todo o Estado e se ocupa de desenvolver ações para que eles se aproximem da cultura, por exemplo. Felipe também abordou a importância da tramitação do Projeto de Lei (PL) 3.077/12, do governador do Estado, que altera a Lei Delegada 94, de 2003, sobre o Conselho Estadual da Juventude. Entre os objetivos do projeto estão adequar a estrutura do conselho às disposições da Lei Delegada 180, de 2011, que trata desse órgão, e modificar sua constituição para que ele seja mais plural.

Entre as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado para os jovens, Felipe citou o Plug Minas, o Poupança Jovem e o Fica Vivo!. Além disso, ele destacou a realização do Parlamento Jovem pela Escola do Legislativo da ALMG e a PUC Minas. O Parlamento Jovem é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento.

O secretário de Estado de Esportes e da Juventude e deputado federal licenciado, Eros Biondini (PTB-MG), lembrou que entre 23 e 28 de julho de 2013 será realizada a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Ele elogiou a escolha do Brasil para ser sede do encontro, que deve reunir cerca de quatro milhões de jovens.

Durante a solenidade, houve apresentação de dança do Coletivo 3, do Núcleo Valores de Minas do Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, com as jovens Aline Caroline Souza Mathias, Amanda Caroline dos Santos, Bruna Silva Lemos Barbosa, Débora Carneiro de Andrade, Pollyana Oliveira do Carmo, Sarah Joyce Teixeira Silva Guedes e Mariana Nayra Batista Silva.

Trajetória - O Conselho Estadual da Juventude foi criado em 14 de maio de 1987, por meio do Decreto 27.000, do mesmo ano. Ele tinha, inicialmente, o objetivo de promover a integração dos jovens no processo político mineiro e nacional. Ao longo do tempo, ampliou suas competências, por meio de ações de diálogo entre jovens mineiros e o governo estadual, para otimizar ações públicas em benefício desta parcela da população.

Nos seus 25 anos de história, os conselheiros criaram uma rede de juventude no Estado, tendo influenciado a formação de mais de 130 conselhos municipais, que buscam a garantia dos direitos e oportunidades, em especial à profissionalização para inserção no mercado de trabalho. Segundo o conselho, existem, atualmente, cerca de 55 milhões de jovens no Brasil.