Investimento no metrô de BH é tema de audiência pública

A reunião também discutirá a integração do transporte coletivo na capital.

05/12/2012 - 14:33

Nesta quinta-feira (06/12/12), às 10 horas, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai debater a expansão das linhas de metrô e a integração do transporte público coletivo em Belo Horizonte. A requerimento do deputado Vanderlei Miranda (PMDB), a Comissão se reunirá com convidados na Igreja Príncipe da Paz (rua Volta Redonda, 742, Bairro Cardoso), no Barreiro de Cima.

Segundo a assessoria jurídica do deputado, o encontro pretende discutir as prioridades das obras de expansão do metrô da capital, principalmente com relação aos investimentos da operação de crédito de R$ 750 milhões que poderá ser contratada pelo Poder Executivo por meio da Caixa Econômica Federal. Essa autorização tramita na Assembleia na forma do Projeto de Lei 3.538/12. Ainda de acordo com a assessoria do gabinete, a audiência pretende entender se o destino do investimento é para as linhas já existentes ou para novas obras.

Outro tema em pauta é a integração do transporte coletivo de Belo Horizonte. O objetivo é questionar sobre os planos de atuação conjunta dos órgãos envolvidos nos serviços de transporte público, a fim de prever ações que beneficiem os usuários, como o deslocamento de passageiros entre os diferentes meios de transporte, o valor da passagem, entre outros.

Convidados – Foram chamados para participar da audiência pública os seguintes representantes de órgãos ligados ao transporte: o procurador-geral de justiça do Estado de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; o superintendente regional do Dnit/MG, José Maria da Cunha; o diretor-geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze; o superintendente de trens urbanos de Belo Horizonte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Nilson Tadeu Ramos Nunes; o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano, Rubens Lessa de Carvalho; e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte, Iracy de Assis Cunha.