Dinis Pinheiro recebe homenagem do setor eletroeletrônico
Presidente da ALMG foi eleito destaque político do ano pela Abinee e Sinaees.
03/12/2012 - 23:32O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), foi eleito destaque político do ano pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica Regional Minas Gerais (Abinee) e pelo Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Estado de Minas Gerais (Sinaees). A homenagem foi entregue na noite desta segunda-feira (3/12/12), em uma solenidade na Capital, que reuniu representantes da área e outras personalidades que se destacaram pelo apoio ao setor em 2012.
Em seu pronunciamento, Dinis Pinheiro relembrou sua trajetória política. Conforme relatou aos presentes, ele foi eleito deputado em 1994, aos 26 anos, para o primeiro mandato. Na eleição de 2006, foi o candidato a deputado estadual mais votado, com mais 132 mil votos. Em 2010, obteve cerca de 159 mil votos, tornando-se o parlamentar mais votado da história da Assembleia.
O deputado ressaltou ainda o pioneirismo da Casa na discussão de temas relevantes não só para o Estado, mas também para o país. Como exemplo, ele citou as campanhas de combate ao uso do crack, a repactuação e renegociação da dívida dos Estados e a mobilização por meio da coleta de assinaturas para apresentação de projeto de lei popular ao Congresso que obrigue a União a investir no mínimo 10% de sua receita corrente bruta na saúde.
Na oportunidade, os anfitriões do evento, os diretores da Abinee-MG, Aílton Ricaldoni Lobo, e da Abinee Nacional, Humberto Barbato, bem como o presidente do Sinaees, Ricardo Vinhas, avaliaram como negativo o cenário atual do setor eletroeletrônico no Brasil. “O déficit foi de 34 bilhões de dólares em 2012, 5% acima do registrado no ano anterior”, afirmou Barbato.
Os juros altos, a dificuldade de acesso ao crédito, a burocratização do processo de exportação, a falta de uma política efetiva de combate ao contrabando por parte do Governo Federal e a crise europeia foram algumas das dificuldades apontadas para o setor operar com receitas crescentes.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, também destacou como ponto crítico para o desenvolvimento industrial a Medida Provisória 579, que dispõe sobre as concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, sobre a redução dos encargos setoriais e sobre a modicidade tarifária. Segundo ele, a medida descapitaliza as concessionárias e provoca uma perda de arrecadação por parte dos Estados, com impactos diretos nos investimentos de infraestrutura.
Também foram homenageados na cerimônia o presidente da Fiemg – Regional Vale do Aço, Luciano José de Araújo, na categoria liderança classista; o diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig, José Carlos de Mattos, como destaque energia; o diretor-presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões, eleito empreendedor do ano; e o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, na categoria destaque desenvolvimento regional.