ALMG debate, em Cambuí, recuperação do Ribeirão das Antas
Audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais acontece nesta quinta-feira (6).
29/11/2012 - 11:17A situação de degradação do Ribeirão das Antas, que cruza área urbana do município de Cambuí (Sul de Minas) será o tema de uma audiência pública que a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nesta quinta-feira (06/12/12), naquela cidade. A reunião começa às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal, atendendo a requerimento do deputado Pompílio Canavez (PT).
O parlamentar pretende discutir as consequências causadas pela poluição do ribeirão e as possíveis formas de recuperá-lo. Segundo ele, "o contínuo despejar de esgotos domésticos e industriais vem degradando a qualidade da água, inviabilizando a vida aquática e trazendo enormes riscos de endemias para as populações que dela fazem uso". Além disso, em face de seu assoreamento, o ribeirão tem provocado frequentes inundações nos períodos de chuva, causando mortes e destruição em Cambuí, lembra o deputado, que classificou o ribeirão de "esgoto a ceu aberto". Na opinião do parlamentar, a recuperação do Ribeirão das Antas, principalmente no trecho que cruza o município de Cambuí, é de fundamental importância para as populações ribeirinhas de toda a bacia do Sapucaí, que é onde deságua o curso de água.
Convidados – Foram convidados para reunião o prefeito de Cambuí, Benedito Antonio Guimenti; a presidente da Câmara Municipal, vereadora Rosely Aparecida Moraes; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o superintendente regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas, Amilton Ferri Vasconcelos: o presidente do Comitê da Bacia do Rio Grande, Alexandre Augusto Moreira Santos; a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, Celem Mohallem; e o presidente da Associação Ecológica Amigos do Rio Sapucaí de Itajubá, Wander Rodrigues Machado.