Fhemig recebe homenagem na ALMG por seus 35 anos
Presidente da Fundação recebeu uma placa comemorativa em cerimônia nesta quinta (29).
29/11/2012 - 17:56A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou na tarde desta quinta-feira (29/11/12), durante reunião ordinária no Plenário, uma homenagem à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) pelos seus 35 anos de criação. Na ocasião, o presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins, recebeu uma placa comemorativa das mãos do presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PSDB), e do deputado Hely Tarqüínio (PV), autor do requerimento para a realização da homenagem.
Dinis Pinheiro exaltou o trabalho da Fhemig e anunciou que estará nesta sexta-feira (30) em Vitória (ES), para a "Conferência Nacional das Comissões de Saúde das Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais em Prol do Assine + Saúde". O evento, que contará com a presença de deputados das Assembleias de diferentes Estados brasileiros e representantes de outros órgãos do governo capixaba, tem como objetivo a união de forças entre os legislativos brasileiros para o recolhimento de 1,5 milhão de assinaturas em todo o país para apresentação de um projeto de iniciativa popular ao Congresso Nacional que obrigue a União a investir 10% da receita corrente bruta na saúde. “Queremos o acesso à saúde plena e de qualidade para todos”, afirmou o presidente, lembrando que o investimento brasileiro em saúde pública é menor do que o feito por alguns países africanos e pela Argentina.
Representando o vice-governador Alberto Pinto Coelho, o secretário de Estado de Saúde Antônio Jorge de Souza Marques lembrou o esforço que a Assembleia está fazendo a partir do Movimento Assine + Saúde, recolhendo assinaturas por todo o Estado. “Minas Gerais está dando uma contribuição importantíssima à agenda nacional da saúde com essa iniciativa. Nosso Estado está dando um exemplo”. Ele ainda ressaltou o importante papel da Fhemig em sua formação profissional como psiquiatra e declarou que o Estado está com uma diretiva de investimentos na Fundação, tendo em vista o futuro da instituição. “Nossa maior responsabilidade é com o futuro da Fhemig, com o panorama da instituição daqui a 30, 50 anos. Sabemos de sua importância, do grande capital humano e científico que tem. Além disso, é uma grande formadora de profissionais”.
O deputado Hely Tarqüínio reforçou o papel imprescindível que a instituição ocupa na saúde estadual, com uma estrutura que abrange 21 unidades hospitalares, nas mais diversas especialidades médicas. Ele destacou o fato de que, nos casos de urgência, o Hospital João XXIII é a maior referência em Minas nos atendimentos aos casos de trauma, toxicologia, queimaduras, e outros onde há risco de morte ou de sequelas graves. “Agradeço o apoio do nosso secretário de Saúde, o empenho do governador Anastasia e ao presidente da Fhemig, cuja vida é uma entrega à instituição. Sabemos que são grandes os seus sacrifícios pessoais. E ele tem sido um grande comandante”. O parlamentar também reforçou a dedicação e compromisso de todos os funcionários da Fhemig com o atendimento aos pacientes e manifestou gratidão a eles.
O presidente da Fhemig ressaltou o papel da instituição como potencial polo de pesquisas e de formação profissional, com um Programa de Residência Médica dos mais disputados do País. Ele também falou da vontade crescente da Fundação de atender cada vez melhor seus clientes e ser, para eles, uma “parceira de primeira hora”. “Agradeço ao governador e ao secretário pelo apoio e parabenizo e agradeço aos servidores”.
Na cerimônia, foi exibido um vídeo institucional contando a história da Fhemig, desde sua criação em 1977, a partir da fusão de três fundações estaduais de assistência: leprocomial (Feal), psiquiátrica (Feap) e médica de urgência (Feamur), até os dias de hoje, em que a instituição é responsável por cerca de 7% dos atendimentos feitos pelo SUS em Minas Gerais. O hino nacional e a Bachiana Brasileira nº 5, de Heitor Villa-Lobos, foram executados por um conjunto de violão e duas flautas, composto pelo médico da Fhemig Guilherme Freire Garcia e por suas filhas Flávia Megda Garcia e Renata Megda Garcia.