ALMG reverencia memória do deputado federal Sérgio Miranda
Parlamentares fazem um minuto de silêncio e discursam em homenagem ao deputado morto.
27/11/2012 - 19:52O deputado federal Sérgio Miranda (PDT-MG) falecido na última segunda-feira (26), em Brasília (DF), foi homenageado na tarde desta terça-feira (27/11/12) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, durante a Reunião Ordinária de Plenário. A pedido do deputado Carlin Moura, do PCdoB, partido ao qual Sérgio foi filiado por mais de 40 anos, o Plenário fez um minuto de silêncio, para reverenciar sua memória. O líder do PDT, legenda à qual Sérgio se filiou em 2005, deputado Sargento Rodrigues (PDT), afirmou que a morte de Miranda significa “uma perda irreparável” não só para o seu partido, mas também para a política brasileira.
Além deles, outros parlamentares da situação e da oposição exaltaram as qualidades do político e homem público, reconhecido por todos, por sua trajetória de lutas em favor da democracia e dos trabalhadores, pela resistência à ditadura militar, por sua coerência e competência política, por seu companheirismo e por sua honradez no trato da coisa pública.
Entre outros, discursaram as deputadas Liza Prado (PSB) e Luzia Ferreira (PPS) e os deputados Carlos Mosconi (PSDB), Rogério Correia (PT), Dalmo Ribeiro (PSDB), Rômulo Viegas (PSDB), Carlos Pimenta (PDT), Délio Malheiros (PV) e Gustavo Valadares (PSD).
Natural do Pará, Sérgio Miranda, morto aos 65 anos, viveu toda a sua trajetória política em Minas Gerais, tendo sido eleito vereador por Belo Horizonte em 1988. Em 1992, assumiu uma vaga na Câmara dos Deputados, como suplente do deputado Célio de Castro. No Congresso, foi eleito pelo Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (Diap) como um dos deputados mais atuantes, tendo se destacado como profundo conhecedor da área de orçamento público.