Silvana Rizzioli veio para Minas Gerais em 1969, acompanhando o marido, Valentino Rizzioli

Diretora da Fiat recebe título de cidadã honorária de Minas

Silvana Rizzioli foi homenageada, no Plenário, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do Estado.

22/11/2012 - 22:40

“Aguenta coração, estou muito emocionada”. Assim a administradora de empresas Silvana Rizzioli, diretora do Centro de Competências da Fiat e do Instituto de Competências Empresariais, iniciou sua fala durante reunião em que foi agraciada com o título de cidadã honorária do Estado. A solenidade foi nesta quinta-feira (22/11/12), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Silvana agradeceu a homenagem e disse que sentia uma “variedade grande de emoções”. Ela contou que receber o título representava uma das conquistas mais significativas de toda a sua vida. “Esse reconhecimento é, para mim, um marco fundamental que coroa a minha vinda ao Brasil e a minha permanência nesse País. Eu me sinto muito integrada, em especial, à amada Minas Gerais”, pontuou.

O autor do pedido para a concessão do título foi o deputado Agostinho Patrus Filho (PV), atualmente afastado das atividades parlamentares para assumir cargo de secretário de Estado no Governo de Minas. A honraria, concedida pelo governador, a pedido do Legislativo mineiro, objetiva reconhecer a contribuição de Silvana Rizzioli para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, na área de intercâmbio cultural e profissional entre o Brasil e a Itália. Silvana é diretora da Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais e teve importante papel na integração dos italianos que vieram ao Estado trabalhar na Fiat.

História – Agostinho Patrus Filho contou a história da homenageada. Segundo o parlamentar, aos 22 anos, recém-formada em administração de empresas e recém-casada com Valentino Rizzioli, Silvana chegou a Belo Horizonte, acompanhando seu esposo, que veio com o objetivo de adquirir a primeira fábrica da Fiat no Estado, a fábrica de tratores da Fiat Allis. “Era o ano de 1969 e eles foram os primeiros italianos enviados pelo grupo ao País a fixar residência em Minas”, ressaltou. O deputado falou sobre os desafios que Silvana precisou enfrentar em terra estrangeira, como o aprendizado do português.

Em seu discurso de homenagem, o deputado João Leite (PSDB), representando o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), afirmou que a atuação de Silvana junto à comunidade italiana e a sua presença na vida belorizontina “constituem um capítulo no congraçamento dos dois povos”. O parlamentar falou que a homenageada “identifica-se cada vez mais com a nossa terra e a nossa maneira de ser”. Já o vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, disse que Silvana é “a mais mineira das italianas e a mais italiana das mineiras”. Ele falou que "poucas vezes um título de cidadania se ajustou tão perfeitamente". O vice-governador destacou, ainda, que Silvana é uma "autêntica humanista", devido a todos seus feitos no Estado. Alberto Pinto Coelho e os deputados João Leite e Agostinho Patrus Filho entregaram o diploma à homenageada.

Convidados – Compuseram também a mesa da reunião o deputado Gil Pereira, atualmente no cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas; a cônsul da Itália em Belo Horizonte, Maria Pia Calisti; o secretário Municipal Adjunto de Trabalho e Emprego, Ayres Mascarenhas; o presidente da Federação das Indústrias do Estado, Olavo Machado Júnior; e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas, Roberto Fagundes. Durante a solenidade, foi lida, ainda, uma mensagem de felicitação do presidente da Fiat América Latina, Cledorvino Belini, à homenageada. Antes do encerramento da cerimônia, houve uma apresentação musical do artista Lucas D'oro, acompanhado do pianista Paulo Emanuel.

Biografia –  Nascida em Turim, Itália, a empresária é graduada pela Universitá degli Studi di Torino e pós-graduada em Sistemas de Informação, Marketing e RH Estratégico. Sua trajetória sempre esteve associada à especialização profissional permanente, tanto pela Fiat quanto pela Fundação Torino, escola internacional que ajudou a consolidar. Silvana Rizzioli é diretora da Associação Internacional de Competências Empresariais, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Minas Gerais e presidente da União Brasileira para a Qualidade (UBQ). Silvana é também conselheira executiva em Minas Gerais da Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos.