Memória e Poder entrevista o político Elias Murad
Deputado constituinte, ele foi considerado ícone do combate às drogas no Brasil.
22/11/2012 - 17:30O programa Memória e Poder, da TV Assembleia, desta semana apresenta a trajetória de vida do político José Elias Murad. Farmacêutico, médico, químico, professor e jornalista, ele se tornou um dos ícones da luta contra as drogas no Brasil. O programa vai ao ar sábado (24/11/12), às 20 horas.
Mineiro de Ribeirão Vermelho (Sul de Minas), Elias Murad se mudou, na década de 1940, para a Capital, onde concluiu todas a sua formação acadêmica. Foi professor no Colégio Estadual Central e na Faculdade de Ciências Médicas, onde chegou a ser diretor.
Os estudos na farmacologia levaram Murad a entender melhor os psicotrópicos, substâncias que geram alterações de comportamento e humor e podem levar à dependência química. Com as pesquisas, ajudou na criação do Conselho Estadual Antidrogas em 1983, órgão do qual foi o primeiro presidente.
A atuação na área o levou a ser eleito deputado para a Assembleia Nacional Constituinte. Durante as discussões para a redação da Constituição Federal de 1988, Elias foi autor do artigo 243, que prevê o confisco e a destinação à reforma agrária das terras usadas para o cultivo de plantas psicotrópicas. Reeleito, esteve na Câmara dos Deputados até 2002. Elias Murad foi também vereador de Belo Horizonte por dois mandatos.
Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (25), às 15h30; na segunda-feira (26), à meia-noite; na terça-feira (27), às 21 horas; e, na quarta-feira (28), às 12 horas. A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal 11 da TV a cabo e pelo canal 35 UHF.