Para Dinis Pinheiro, há uma relação de 'escravidão' imposta pela União aos Estados e municípios
Gestores municipais eleitos para os próximos quatro anos lotaram o local

Dinis Pinheiro pede novo pacto federativo em evento da AMM

Presidente da ALMG falou na abertura do 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos, nesta quarta-feira (21).

21/11/2012 - 12:11

A necessidade de redesenhar o pacto federativo foi o desafio proposto pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), aos gestores municipais eleitos para os próximos quatro anos no Estado. O parlamentar participou da abertura do 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos da Associação Mineira de Municípios (AMM), realizado na manhã desta quarta-feira (21/11/12), em Belo Horizonte. O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o prefeito da Capital, Márcio Lacerda, e representantes do Governo Federal, Tribunal de Contas e da AMM também participaram da solenidade.

De acordo com Dinis Pinheiro, há uma relação de escravidão imposta pela União aos Estados e municípios. O deputado afirmou que administrar é trabalhar com dignidade e respeito ao dinheiro público, e que é preciso que os prefeitos se mobilizem para que sejam destinados mais recursos para áreas básicas como educação e saúde. “Estamos reunindo assinaturas para que o Governo Federal participe mais do repasse de verbas para a saúde no Brasil”, disse.

Renovação – Na solenidade, o presidente da AMM, Ângelo Roncalli, deu as boas-vindas aos prefeitos e anunciou que, por meio de uma parceria com o Sebrae-MG, mais de dois mil servidores terão cursos gratuitos de capacitação neste próximo mandato municipal. “Estamos investindo na qualificação da prestação do serviço público. Nosso objetivo é que os municípios sejam beneficiados continuamente, independentemente do prefeito ou ideologia partidária”, salientou.

Governador defende planejamento e parceria

Em seu pronunciamento, o governador do Estado, Antonio Anastasia, afirmou que o segredo do sucesso na gestão pública passa pelo planejamento das ações de governo e a parceria. Segundo o chefe do Executivo mineiro, a continuidade dos projetos é importante para que os anseios da população sejam atendidos. “É preciso, ainda, que os muitos novos prefeitos tenham cautela e atenção na escolha da equipe administrativa, afinal, ninguém faz nada sozinho”, sugeriu. Ao final, Anastasia fez um breve relato dos projetos de governo que serão tratados durante o congresso.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, também defendeu que planejar é fundamental nos primeiros meses de mandato. Para ele, associar uma estratégia de governo a serviços de qualidade é o melhor caminho para uma boa administração pública. “Estamos diante do desafio de enfrentar um momento de queda no crescimento, combinado com o aumento da expectativa da população. Nossa tarefa é humanística e devemos tratar a prefeitura como uma grande prestadora de serviço aos cidadãos”, afirmou.

Legado – O subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto Alves, fez um apelo aos novos prefeitos para que tenham como meta entregar, ao final de seu mandato, um município melhor do que estão encontrando. De acordo com ele, o desenvolvimento do Brasil passa por um crescimento contínuo das cidades. “O trabalho é árduo. O Governo Federal está de braços abertos para os gestores, por meio de uma relação democrática e republicana, isenta de bandeira ou cor partidária”, finalizou.

O 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos da AMM acontece durante toda esta quarta (21) e quinta-feira (22), no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte.