Tiago de Souza explicou que, uma vez que a infraestrutura de informática das escolas está pronta, o próximo passo é aprimorar o uso do computador
Governo anuncia substituição de tecnologia nas escolas estaduais

Projeto do Estado quer melhorar uso de computador em escolas

Além disso, máquinas serão gradualmente substituídas para acompanhar os avanços tecnológicos.

21/11/2012 - 12:55

Aprimorar o monitoramento do uso das máquinas e substituir os equipamentos de informática dos laboratórios das escolas estaduais de Minas. Os objetivos fazem parte das melhorias do Projeto Escolas em Rede, apresentadas pela Secretaria de Estado de Educação em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira (21/11/12). A audiência foi solicitada pelo deputado Paulo Lamac (PT).

De acordo com o assessor da secretaria, Tiago de Souza Lima Gomes, atualmente, 99% das escolas contam com laboratórios de informática e conexão à internet. O projeto foi criado em 2004 com o objetivo de contribuir para a redução das desigualdades regionais por meio do desenvolvimento da cultura do trabalho em rede nas escolas públicas e da incorporação das novas tecnologias à educação.

Tiago explicou que, passada a fase de garantir a infraestrutura, a preocupação da secretaria é aperfeiçoar o monitoramento do uso das máquinas, principalmente para que elas sejam utilizadas para enriquecer as aulas. O uso de aplicativos para gestão dos laboratórios e o acompanhamento dos recursos usados pelos professores são algumas das alternativas. O acompanhamento feito hoje permite apenas que a secretaria saiba se os computadores foram ligados e a internet, utilizada.

Substituição – A secretaria também pretende substituir o parque tecnológico de todas as escolas até 2015. Neste ano, sete mil equipamentos estão sendo comprados para 1085 escolas. As trocas serão feitas para acompanhar a modernização tecnológica e melhorar a qualidade das aulas. Atualmente, existem cerca de 60 mil máquinas para atender as quase quatro mil escolas públicas do Estado.

Tiago Gomes também informou que o sistema operacional das máquinas foi substituído para diminuir custos. O modelo adotado foi desenvolvido pelo Ministério da Educação e é gratuito.

O deputado Paulo Lamac ressaltou a importância de se investir na contratação de recursos humanos para suporte aos laboratórios. Conforme Tiago Gomes, 110 técnicos trabalham nessa tarefa, nas 47 superintendências estaduais.

O deputado João Vítor Xavier (PEN) salientou o investimento do Estado em tecnologia para integrar as escolas e aprimorar o ensino oferecido. Ele também ponderou que, na área da computação, será sempre necessário desenvolver ações para aperfeiçoar o suporte, o uso e a gestão dos recursos, visto que mudanças acontecem com frequência.

Sistema de cotas – A comissão aprovou requerimento do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), para realizar audiência pública com o objetivo de debater a implantação, no Estado, do sistema de cotas em universidades e institutos federais, regulamentada pelo Ministério da Educação este ano.

Consulte o resultado da reunião.