Solenidade marcou homenagem da ALMG pelos 50 anos da regulamentação profissional da Psicologia
Rogério Correia fez a entrega da placa alusiva à homenagem à presidente do CRP-MG, Marta Elizabeth de Souza

Reunião discutiu papel da Psicologia na busca pela cidadania

Reunião Especial homenageou os 50 anos de regulamentação da profissão e lembrou as conquistas e os desafios da área.

12/11/2012 - 22:24

O papel da Psicologia na construção da cidadania foi ressaltado na Reunião Especial realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nessa segunda-feira (12/11/12), e que homenageou os 50 anos de regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. A luta para a conquista da regulamentação e a influência da profissão em áreas como a educação e o Direito foram lembradas pelo deputado Rogério Correia (PT), autor do requerimento da homenagem, e pela presidente do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, Marta Elizabeth de Souza.

“Há 50 anos a luta pela regulamentação dos profissionais de Psicologia no Brasil garantiu um inquestionável instrumento de saúde pública, constituindo um direito para todos. Esse feito representa não apenas uma conquista para o profissional, mas também para a população”, ressaltou o deputado Correia, que também presidiu a reunião.

Marta comentou sobre a luta pela regulamentação, ao lembrar do contexto histórico em que ela se deu – durante a ditadura militar. “É verdade que a regulamentação ocorreu num momento difícil, mas não podemos deixar de citar e lembrar que, enquanto nascíamos sob forte aparato de repressão, nos já tínhamos colegas que estavam lutando pra que pudéssemos ter autonomia enquanto ciência”, disse.

Marta também ressaltou as potencialidades da profissão para a sociedade e a busca pelo fim das diferenças. “Nossos saberes inspiraram disciplinas como a medicina e o Direito e promoveram muitas rupturas nesses mesmos campos, buscando autonomia, liberdade. Buscamos ainda o reconhecimento de que é possível resgatar em todo e qualquer ser humano a possibilidade de ser cidadão”, relatou ao mencionar o envolvimento da Psicologia na saúde pública, na assistência social, no esporte, no trânsito, entre outros. A presidente do Conselho Regional recebeu uma placa de homenagem das mãos do parlamentar Rogério Correia, durante o evento, que teve a apresentação do grupo cultural Arautos do Gueto. A necessidade de se atuar ainda mais forte na construção de políticas públicas de combate ao álcool e outras drogas no Estado também foram lembrados pelo deputado e por Marta.

Conselho Regional de Psicologia – Atualmente, existem 20 conselhos regionais da profissão no Brasil e uma entidade de nível federal. O surgimento do Conselho Regional de Minas Gerais ocorreu juntamente com o Conselho Federal, há 41 anos. Quando o Conselho surgiu, no Brasil, existiam apenas cerca de 800 profissionais formados no país. Hoje, somente em Minas Gerais, são 37.800 inscritos na autarquia de direito público. Desses, 27 mil são psicólogos atuantes.

O Conselho Regional de Psicologia tem a finalidade de orientar, disciplinar, fiscalizar e regulamentar o exercício da profissão de psicólogo. O Conselho Federal de Psicologia e os Regionais são instâncias mediadoras entre a Psicologia e a sociedade, garantindo qualidade nos serviços prestados.