Violeiro Chico Lobo e cantor lírico João Di Souza vão interpretar clássico italiano

Chico Lobo e João Di Souza são atrações do Segunda Musical

Apresentação, na segunda (12), também terá participação dos músicos Robério Molinari, Marcos Ferreira e Wagner Sander.

09/11/2012 - 12:37

O violeiro Chico Lobo e o tenor João Di Souza são algumas das atrações do Segunda Musical desta segunda-feira (12/11/12). Os artistas farão um duo no clássico italiano "O Sole Mio". No evento, Lobo tocará, ainda, peças de artistas eruditos, como Antônio Carlos Gomes (Quem sabe) e Heitor Villa-Lobos (O trenzinho do caipira), além de uma composição de sua própria autoria, Vazante. A apresentação será às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho – BH/MG).

Duo musical – Na programação, o músico João Di Souza será acompanhado, também, pelo pianista Robério Molinari. Eles interpretarão “Que gelida manina”, do compositor Giacomo Puccini, e outras obras. Além de Puccini, o pianista executará, ainda, composições de Verdi e Rossini, entre outros.

O Segunda Musical receberá, também, um duo de trompete e piano com Marcos Ferreira e Wagner Sander, que interpretarão músicas do britânico Henry Purcell e de Johann Baptist Neruda, um dos mais notáveis organistas do mundo.

Conheça os músicos – Chico Lobo é autodidata em viola caipira e começou a pesquisar e a tocar viola ainda adolescente, em São João del-Rei. Já gravou mais de 10 CDs autorais e, recentemente, chegou de Portugal, onde gravou um DVD documentário com o violeiro português Pedro Mestre. Ainda em 2012, lançará disco instrumental autoral com dois grandes nomes da música erudita e popular do Brasil: o clarinetista Paulo Sérgio Santos e o violoncelista Márcio Malard.

João Di Souza é bacharel em canto lírico pela UFMG. Participou de diversos shows e concertos no Brasil, Bélgica, Holanda, Espanha, Canadá, Itália, Alemanha e Cuba. Em 2006, venceu o festival de música popular Fenac, um dos maiores do Brasil. Integra o Grupo I Molinari camerata musici. Com o violeiro Chico Lobo, lançou o disco “O tenor e o violeiro”.

Marcos Ferreira é aluno do bacharelado em trompete da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de professor de extensão de trompete no curso de extensão da mesma escola. Participou de diversos festivais de música pelo Brasil e também de master classes com renomados trompetistas e, em 2011, venceu o XVII Concurso Jovem Músico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Wagner Sander estudou piano na Escola de Música da UFMG. Venceu o 6º Concurso Nacional de Piano Arte Livre, em São Paulo, e o Concurso Para Pianista Correpetidor, da UFMG. Este último, promovido em 1994, rendeu-lhe o cargo de músico técnico da universidade. É pianista do Coro Lírico da Fundação Clóvis Salgado desde 1999. Como camerista, participa do trio Toque de Minas e do duo com a cantora lírica Sylvia Klein. Com ela gravou o CD “Samba de Casaca“.

Robério Molinari graduou-se em piano no Conservatório Brasileiro de Música e é mestre em piano da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já obteve diversos prêmios em concursos de piano e concursos públicos de música. É professor de piano e música de câmara da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e professor de Apreciação Musical no Palácio das Artes.