Lions marca adesão à campanha Assine + Saúde
Entrada no movimento será formalizada durante encontro cultural do clube nesta terça (30), às 19 horas, no Teatro.
25/10/2012 - 13:24Nesta terça-feira (30/10/12), às 19h30, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Lions Clube vai formalizar sua adesão à Campanha Assine + Saúde. O objetivo do movimento da ALMG é coletar assinaturas para apresentar projeto de iniciativa popular ao Congresso Nacional, destinando mais recursos à saúde. A adesão será feita durante o V Encontro Cultural da Academia Mineira de Leonismo e do Distrito LC-4 da Associação Internacional de Lions Clube, que contará, entre outros, com apresentação do Coral da Assembleia, sob a regência do maestro Guilherme Bragança.
Para o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), a participação da organização mostra a importância da campanha para a sociedade brasileira, e não só mineira, uma vez que o Lions está presente em várias partes do País. A iniciativa do LC-4, frisa o parlamentar, pode ser uma semente para que outros distritos no Brasil também entrem no movimento.
O distrito LC-4 abrange Belo Horizonte e Região Metropolitana e ainda as regiões Norte e Central do Estado, reunindo mais de duas mil pessoas. É o distrito que abrange mais clubes do Lions em Minas, reunindo quase 80 unidades.
Campanha – Desde abril de 2012, a Caravana da Saúde da ALMG coletou assinaturas em dez municípios mineiros, além de Belo Horizonte. A campanha tem sido levada a vários estados, com o objetivo de coletar 1,5 milhão de assinaturas, em pelo menos cinco estados, situação necessária para que um projeto de iniciativa popular possa ser apresentado à Câmara dos Deputados. A proposição determina o investimento de 10% da receita corrente bruta da União em saúde pública, uma vez que hoje apenas Estados e municípios têm percentuais mínimos fixados para investimento obrigatório na área, respectivamente 12% e 15% de suas receitas. Cada estado participante deve contribuir com o mínimo de 43 mil assinaturas. Minas já coletou cerca de 300 mil assinaturas.